Domingo de festa pelos 40 anos dos Caminheiros

Para conhecer a história dos Caminheiros clique neste link
http://oscaminheiros.blogspot.com/p/40-anos-historia-dos-caminheiros.html
Solidariedade é atitude, que chega embalada no amor, na fraternidade, na caridade. E essa é uma das virtudes do Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua que hoje encerra as comemorações pelos 40 anos da sua fundação. Uma trajetória de fé e de doação sem nada pedir em troca daqueles que batem à sua porta, legado maior e basilar de seu mentor espiritual maior Ogum da Floresta e da sua fundadora Antônia Lins, que orienta todos os trabalhos da casa.

As atividades hoje têm início às 17h30, com abertura pela presidente, Creusa Braga. Em seguida, às 17h45, será exibido o documentário Caridade em Colômbia, que aborda o trabalho abnegado de um jovem em favor de idosos daquele país. A solidariedade dele abraçou um número cada vez maior de homens e melhores que na velhice não tinham com quem contar e ganhou reconhecimento e forçou um olhar amigo para os anciãos daquele país.

Na sequência, um resumo histórico mostrará a trajetória dos Caminheiros de Santo Antônio e um pouco da história de vida de Antônia Lins, desencarnada em 1987, quando foi concluída a edificação do centro e sua missão no plano material foi dada como encerrada. A biografia de dona Antônia, como era chamada por todos, se confunde com a dos Caminheiros e revela, de forma  inequívoca, a fé e a obstinação de uma mulher frágil, mas de uma força hercúlea na firme defesa da Umbanda e da Espiritualidade. 

Amparada pelas energias dos orixás que ela conseguiu, guiada por seu mentor Ogum da Floresta, deixar erguer a casa que hoje completa 40 décadas de trabalho em de todos que lá chegam, não importando a origem, a religião, a cor ou a condição socioeconômica. Ao entrar na casa dos Caminheiros todos são iguais e sem distinção são bem recebidos. O que importa é buscar alívio para suas dores e angústias, devolver-lhe o equilíbrio e a serenidade interior. “Fazer o bem sem olhar a quem”, velha máxima que orienta as atividades espirituais dos Caminheiros.

Ainda dentro da programação, será aberto um espaço para que os fundadores e integrantes dos Caminheiros deem depoimentos. Logo depois, haverá a encenação, pelo grupo teatral do Centro Espírita São Sebastião Mártir, com sede no Núcleo Bandeirante, da peça intitulada “Céu e o inferno”, inspirada na obra de Allan Kardec, o francês que codificou o Espiritismo. O grupo teatral, liderado pela irmã Neiva, está há muitos anos na estrada difundindo a filosofia espírita e toda uma cultura de paz entre os homens e mulheres, cujo objetivo maior é a construção de uma sociedade mais harmônica. 

Ao aceitar o convite dos Caminheiros, a direção do São Sebastião Mártir, Neiva e toda a sua equipe deram mais uma demonstração do quanto é possível uma relação de respeito e grandiosa entre as religiões, que não se deixam contaminar pelo preconceito. As atividades encerram-se com as homenagens, consagração de lembras e um coquetel aos presentes.

Programação deste domingo (14/8)
17h30 - Abertura com formação da mesa pela presidente e demais convidados
17h45 - Vídeo com fotos e fatos históricos dos Caminheiros
18h - Vídeo "Caridade em Colômbia"
18h15 - Momento de divulgação e esclarecimentos de todos os trabalhos realizados nos Caminheiros
18h30 - Momento 40 anos - Depoimentos e demais manifestações dos fundadores e membros dos Caminheiros
19h - Peça Teatral “Céu e Inferno", inspirada na obra de Allan Kardec
20h - Debates referente a peça
20h30 - Homenagens finais
21h - Consagração e entregas das lembranças
21h10 Confraternização com bolo e salgado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu