Solidariedade é atitude. Seja voluntário

Quem conhece os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua bem sabe que suas atividades vão além das práticas da Umbanda. Desde sua fundação, os Caminheiros têm uma forte preocupação social. Busca ajudar aos menos favorecidos. Nem sempre, isso ocorre na dimensão desejada pelos parcos recursos financeiros da Casa, resultado do firme cumprimento da regra máxima: dar de graça aquilo que recebemos de Oxalá. Ou seja, não há qualquer tipo de cobrança pelos trabalhos espirituais realizados. A Casa sobrevive rigorosamente da combinação daquilo que defende e pratica: generosidade e caridade.

Mas as dificuldades não impedem os Caminheiros de ter uma ação firme em favor daqueles que batem a sua porta em busca de auxílio. Por meio da Ação Social dos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua (Ascap), o Centro doa cestas básicas de alimentos, enxovais para bebês, leva pessoas — a maioria idosas — aos hospitais, marca consultas e auxilia os doentes na obtenção dos medicamentos.

Por meio do trabalho voluntário da jovem fonoaudióloga Patrícia Cristina Monroe Cardoso, os Caminheiros de Santo Antônio têm ajudado crianças, de 4 a 12 anos de idade, com Síndrome de Down a desenvolver a linguagem e também as que têm distúrbio na leitura e na escrita. Parte dessas crianças é de alunos do Centro Educacional Especial nº 2 de Ceilândia.

Os Caminheiros traduzem o sentimento da solidariedade em atitude. Essa tem sido uma, das muitas existentes, diferenças que tornam os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua uma casa espírita singular no cenário do Distrito Federal.

Os Caminheiros estão convencidos que muito mais é possível fazer e estão determinados a buscar esse “mais” em favor daqueles para os quais a vida nunca deu um sorriso ou as dificuldades não os deixam trazer à face um riso largo, que expresse alegria de viver.
Retomar, a cada dia, essa caminhada rumo aos objetivos dos Caminheiros de Santo Antônio é nosso convite de hoje, de amanhã e do futuro. Queremos e precisamos da sua parceria, dedicação e desprendimento.

Solidariedade, como dissemos, não é só uma palavra.
Solidariedade é, antes de tudo, atitude, gestos, ação.

Então, agora, a palavra e a ação estão com você.
Pense: O que eu posso fazer para ajudar os menos favorecidos a mudar sua vida? Transformar o que sei em solidariedade?

Pensou? Respondeu? Então, escreva para os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua por meio do endereço eletrônico oscaminheiros@gmail.com e diga o que deseja fazer. Qual é o seu tempo para se dedicar ao outro e entre conosco nessa caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu