Caminheiros apóiam iniciativa contra intolerância religiosa

O Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua enviou, sábado (dia 7), carta à procuradora regional dos Direito do Cidadão, Adriana da Silva Fernandes, por sua iniciativa de ingressar na justiça contra as emissoras de televisão Record e Gazeta por seus ataques às religiões de matriz africana.
Na carta, os Caminheiros elogiam a atitude da procuradora contra a intolerância religiosa, que avança sobre os centros espíritas de Umbanda e Candomblé. Ressaltam que enquanto Constituição brasileira assegura o direito e a liberdade de culto e crença no Brasil, as religiões de matriz africana são agredidas, desrespeitadas pelos evangélicos.
Abaixo, a íntegra da carta dos Caminheiros de Santo Antônio à procuradora Adriana Fernandes:

À Doutora Adriana da Silva Fernandes,
Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão

Por meio dos veículos de comunicação, tomamos conhecimento da sua iniciativa contra as emissoras de televisão Record e Gazeta que se utilizam do poder que lhes foi concedido pelo Estado para agredir as religiões de matriz africana.
Queremos louvar a sua corajosa iniciativa e iremos rogar a Deus em nossas preces que seu trabalho seja coroado de êxito, pela sua enorme importância em defesa da pluralidade religiosa e cultural do nosso país.
Embora o Brasil seja um estado laico, como preconiza a Constituição de 1988, em que todas as expressões e manifestações religiosas devem ser respeitadas, também enfrentamos a reação virulenta dos evangélicos, em plena capital da República. Lamentamos que a investida truculenta e preconceituosa dos evangélicos mortifique, a cada dia, os ditames constitucionais.
Acompanhamos, de perto, todo o noticiário sobre a intolerância religiosa que avança em nosso país. Tememos, como cidadãos e espíritas, que as concepções fundamentalistas estabeleçam um estado de cizânia entre as pessoas e reproduzam, aqui, os lamentáveis cenários de conflitos religiosos existentes no Exterior.
Em Brasília, pertencemos ao Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua, criado há 38 anos. Praticamos a Umbanda e adotamos a doutrina kardecista como orientadora das nossas atividades, com marcante viés social. A nossa sede, instalada em uma área carente do Distrito Federal é, com freqüência, alvo das manifestações de intolerância religiosa. Insistimos, mesmo sabendo que é vão, em recorrer às autoridades policiais, no sentido de garantir o respeito ao nosso espaço.
Assim, esperamos que a atitude de Vossa Senhoria junto ao Judiciário sirva de exemplo às autoridades do nosso país, a fim de dar concretude às leis e restabelecer o respeito que é devido às religiões de matriz africana, bem como a qualquer outra manifestação religiosa. Que prevaleça o estado laico, a nossa pluralidade cultural e diversidade de cultos e religiões. Que as diferentes expressões de fé sejam um instrumento para a construção de uma cultura de paz e não elementos de agravamento dos cenários de violência e intranqüilidade em nosso país.
Aceite, senhora procuradora, o sincero e fraterno abraço dos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua

Rosane Garcia
assessora de comunicação dos
Caminheiros de Santo Antônio de Pádua

Comentários

Parabéns pelo texto.
Devemos realmente enaltecer atos como o da Ilma Procuradora.
Maravilhosa semana!
Fernando Figueiredo
Anônimo disse…
A Comunidade umbandista e candobblecis precisa se unir na defesa das suas convicções, através de atitudes efetivas para combater esses falsos religiosos que usam o sofrimento das pessoas para enganá-las e roubá-las. Contudo,para que esta luta mereça respeito há de se cortar na própria carne expurgando aqueles templos que igualmente exploram os seus seguidores.

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu