Macaia: renovação das energias em meio à mata
A macaia é o ritual da umbanda na mata. Um encontro dos umbandistas com as forças que as florestas e os cursos d’água propiciam para a renovação e fortalecimento das nossas energias.
O encontro com as árvores, as folhas, a água corrente e com todos elementos da na mata é um momento de reconhecimento da imensa generosidade de Zambi com a humanidade.
Em meio a natureza, mais do que renovar nossas energias por meio das energias concentradas em cada elemento da mata, associado aos orixás, fortalecemos também a nossa fé.
Umbandista e todos os adeptos da afroreligiosidade reconhecem que a natureza é indispensável ao viver. É sentir por meio do olhar a harmonia do orixás que ali é revelada pelos diferentes elementos.
Por tradição, os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua todos os trabalhos espirituais são precedidos de uma prece, em que apela-se a Zambi, aos orixás e à egrégora da casa, licença e boas energias à atividade. A roda da prece expressa a circularidade, em que as energias fluem entre todos e no ambiente.
Ao fim da macaia (domingo, 31/8), a alegria havia contagiado todos os médiuns dos Caminheiros. Os recém chegados à casa e que pela primeira vez participaram do ritual diziam que sentiram uma bela energia.
Comentários