Na quaresma, é vida que segue na Umbanda
Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua: prece de abertura dos trabalhos espirituais |
A partir de amanhã, Quarta-feira de Cinzas (14/2), quando o carnaval se torna passado, prevalece a tradição: o ano só começa depois da festa de Momo. Para os cristãos católicos, os 44 dias, após quarta-feira de cinzas, é tempo de preparação para um dos momentos mais importantes, a Páscoa, que significa "renascer", ou seja, quando Jesus Cristo ressuscita, após ser crucificado, morto e sepultado. Embora a Umbanda tenha respeito aos ícones cristãos, bem como a quaisquer outras denominações de fé, os ritos após o carnaval continuam, de acordo com as práticas de casa.
O respeito da Umbanda em relação ao catolicismo se traduz por meio da manutenção do sincretismo entre os orixás e os santos católicos. Mas vale lembrar que o sincretismo foi uma estratégia dos africanos escravizados de camuflar o culto às divindades da sua religiosidade — orixás (òrisà, em yorubá), nkisis (inquice, na língua quimbundo), vodun (jejê). Garantiam, dessa forma, verem-se livres dos castigos sangrentos impostos pelos seus "donos", que satanizam a religiosidade dos escravos.
Hoje, quando a liberdade de prática religiosa é garantida por lei, o sincretismo não faz sentido, mas é preservado, como tradição, na maioria das casas umbandistas. No entanto, há terreiros que, durante 40 dias, cobrem as imagens; não fazem giras de Exú; não tocam atabaques nem palmas; não fazem entregas de oferendas; e os médiuns não comem carne vermelha.
Nos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua, é vida que segue. Os trabalhos espirituais da Umbanda são mantidos — quarta-feira, atendimento ao público, e domingo, desenvolvimento mediúnico e atendimento aos frequentadores. Isso não signfica desrespeito ou afronta aos ritos cristãos.
Os kardecistas, ao contrário, agem em consonância com a tradição católica. A doutrina espírita descarta a possibilidade de o espírito (imortal) ressuscitar no mesmo corpo, como teria ocorrido com Jesus. Para os espíritas kardecistas, a reencarnação existe, mas em corpo diferente. Na visão católica, o fenômeno que ocorreu com Jesus não se estende a todas as pessoas. Ou seja, não existe reencarnação.
A Umbanda tem ritos e tradições diferentes. Sua relação com a espiritualidade — caboclos, pretos-velhos, erês (crianças), exús e pombojilas ou pombogira — se dá de maneira diferente. Essas entidades continuam a sua trajetória e estão "vivas" nas casas umbandistas. Suas energias não cessam ou ficam inibidas durante a quaresma.
Há quem diga que nesse período de 40 dias, após o carnaval, os espíritos pouco, ou nada iluminados, atuam contra as pessoas. Se verdadeira essa compreensão, eis mais uma razão para que os umbandistas elevem seus pensamentos e atitudes aos mentores espirituais, a fim de que sejam protegidos das más energias, que podem afetar o comportamento. Ante essa possibilidade, o momento é de reafirmar a fé na proteção dos orixás e agir de acordo com a doutrina e participar dos rituais da Umbanda.
sejam de saúde, paz, alegrias e
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Gratidão Espiritualidade