Caminheiros homenageiam Oxóssi

Neste domingo, 21 de janeiro de 2024, os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua vão saudar as energias e as forças de Oxóssi, orixá das florestas, da caça, da fartura e da sabedoria. As homenagens a Oxóssi são as primeiras de todos anos, levando-se em conta o sincretismo religioso que, ainda hoje, perdura nos terreiros de umbanda. Ele é associado a São Sebastião, no Sudeste do país, e a São Jorge, na Bahia, que fica na Região Nordeste. 

Mas venerar os orixás e agradecê-los pelas muitas bênçãos que recebemos são atitudes de todos os dias. As energias emanadas por eles e suas falanges, bem como dos nossos mentores espirituais, são o que nos permitem suportar e vencer os desafios da vida terrena, cada um com sua singularidade e campo de atuação.


Um dos símbolos de Oxóssi é o arco e flecha (o ofá, em iorubá), cujo significado transcende o de capturar a caça para saciar a fome dos que sofrem pela falta de alimentos. Mas não só o alimento do corpo. A arma se presta também para abater os sofrimentos da alma.


Como rei e guardião das florestas e matas, ele protege as árvores e todas as plantas, cujas essências são de domínio do orixá Ossain, que delas extrai os princípios ativos para cura das enfermidades que afetam o nosso corpo material e amainar os distúrbios emocionais e mentais. Os dois orixás fazem parte das egrégoras das religiões de matriz africana.


Nem todos os terreiros umbanda saúdam Ossain... Mas ao homenagear Oxóssi, expressamos gratidão a ele, entendendo que sua força e inspiração, bem como suas energias, chegam até nós por meios dos remédios extraídos da flora. Não à toa, os umbandistas e os aforreligiosos são defensores eternos das matas, das florestas, das nascentes de água doce, dos rios e mares. Enfim, de todos os elementos da natureza, pois são deles que os orixás emanam boas energias para que tenhamos vida e possamos cumprir a nossa missão no plano material.


Assim, Oxóssi e Ossain têm uma estreita relação com a medicina, com a produção farmacêutica, com as pesquisas e a ciência.


Hoje, ao homenagear Oxóssi, estendemos nossa gratidão a Ossain e a todas as energias que nos concedem por meio das plantas e das flores que nos encantam. Essas bondades permitem-nos enxergar a generosidade de Zambi em cada elemento das matas e da natureza. 


Estarmos em cada festa de Oxóssi e de todos os orixás cultuados na Umbanda é uma enorme bênção que Zambi nos proporciona. Rezamos cantando, somos abençoados e nos reencontramos com os nossos ancestrais por meio dos caboclos e das diferentes entidades da Umbanda que nos aconselham e nos inspiram nessa jornada terrena.


Salve Oxóssi!

Salve todos os orixás!

Salve a Umbanda!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu