Salve Xangô, o senhor da justiça

Hoje, os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua têm a alegria de homenagear Xangô, o orixá da justiça e do equilíbrio, representado pelo elemento fogo. Mais do que pedir, hoje, temos muito que agradecer pela proteção que ele nos dá ao longo da nossa trajetória, protegendo-nos das injustiças. 

Homenagear Xangô é um momento de belas e marcantes lembranças para a nossa casa. Entre os muitos amigos, que nos ajudaram e nos auxiliam sempre na superação das dificuldades, está o caboclo Sete Pedreiras da Cachoeira, um dos mentores da então dirigente e fundadora Antônia Lins. Rigoroso, mas pleno de sabedoria, seu Sete Pedreiras da Cachoeira orientava os médiuns nos momentos de dificuldades. Mas exigia de todos respeito às práticas, aos ensinamentos e preceitos umbandistas.  

Tradicionalmente, ele é celebrado em 30 de setembro. Pelo sincretismo, Xangô está associado a São Jerônimo, santo católico. Porém, é lembrado em várias outras datas. Veja (link abaixo) a pesquisa feita por este blogue, que mostra as diferentes datas e associações de Xangô a outros santos cristãos. https://oscaminheiros.blogspot.com/2013/06/tempo-de-festejar-xango.html

Ao louvar Xangô, não devemos pedir proteção só para nós e para quem queremos bem, mas para todos, sobretudo, que haja mais justiça e menos violência no nosso país e no mundo. Que possamos viver com mais paz e alegria.

Salve Xangô! Kaô cabecilé!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu