A Umbanda não presta e eu sou crente!

Médiuns do Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua: momento de prece e concentração

Com o passar do tempo, fui me aprofundando cada vez mais nos estudos e aprendendo mais sobre a Umbanda. Aprendi duas coisas: A Umbanda não presta e eu sou crente. Nos últimos 15 anos aprendi que Umbanda não presta para pessoas que não têm caráter. Não presta para pessoas que vivem da religião, e não para a religião. Não presta para aqueles que usam o nome de Deus em vão. Não presta para aqueles que vivem de ilusão, para aqueles que buscam uma vida fácil e sem nenhum sacrifício. A Umbanda realmente não presta para aqueles que não tem amor ao próximo, que não buscam a caridade como meio de se elevar ao nosso grande Pai.

A Umbanda não presta para aqueles que não buscam estudar e se aprimorar como ferramentas para que seus guias encontrem caminhos de se manifestarem.  A Umbanda não presta para aqueles que não entendem a simplicidade de um preto velho, a humildade de um caboclo e a pureza de uma criança.

A Umbanda não presta para aqueles que não se arrepiam com o som do atabaque vibrando no peito, não sentem o perfume da defumação, o significado da pemba e a simbologia das imagens. A Umbanda não presta para quem não tem fé. Aprendi também que ser crente, por definição do dicionário é: "1) Pessoa que tem fé religiosa. 2) Sectário ou sectária de uma religião. 3) Que, ou pessoa que acredita.”

Assim sendo, sou crente, pois acredito, creio e confio nessa religião que cada dia eu me apaixono mais. Sou crente nos orixás, sou crente nos pretos-velhos.  Sou crente que um dia nossa Umbanda possa ter mais filhos do que afilhados. Mais bandeiras espalhadas pelo mundo. Mais caboclos gritando e atirando flechas para o alto.  Sou crente naquilo que faz meu coração querer bater mais alto que o atabaque. Sou crente na Umbanda. Sou Umbandista, graças a Deus!

Fonte: Katia Matiusso — ‎#Povo da floresta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu