Hoje é dia de festa! Salve Oxóssi!


Resultado de imagem para oxóssi

Hoje é dia de festa nos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua! Vamos, a partir das 20h, render homenagens a Oxóssi, o orixá das matas, o senhor da caça, da fartura e da prosperidade. Pelo sincretismo, Oxóssi equivale a São Sebastião. Na Umbanda e nas demais religiões de matrizes africanas, ele é o grande caçador, que o leva a locais distantes, à descoberta do novo. Assim, Oxóssi representa também a busca pelo conhecimento, pela ciência, pela filosofia. Cabe ao seu irmão, Ogum, a transformação desse conhecimento em técnica.

Pela estreita ligação que tem com a floresta, Oxóssi está a associado às ervas que curam. Como grande guerreiro, ele é protetor espiritual e material dos que transitam no plano terrestre. Seus instrumentos são o arco e flecha (ofá), lanças, facas e demais artefatos de caça. Por ser extremamente habilidoso, ele é homenageado como “o caçador de uma flecha só”. Segundo a lenda, um pássaro maligno ameaçava a aldeia e Oxóssi era caçador, como outros. Ele só tinha uma flecha para matar o pássaro e não podia errar. Todos os outros já haviam errado o alvo. Ele não errou, e salvou a aldeia. Daí o epíteto “o caçador de uma flecha só”. Come tudo quanto é caça e o dia a ele consagrado é quinta-feira.

Hoje, os caminheiros convida a todos a se somarem na singela homenagem que fará a este grande orixá. Será mais um momento de expressar a nossa gratidão a este maravilhoso orixá pelas bênçãos e suplicar a ele que continue nos abençoando e protegendo ao longo da nossa caminhada.
Salve Oxóssi
Okê Arô! (Salve o grande caçador!)

PRECE A OXÓSSI
“Senhor das matas e da vida silvestre, neste momento, Pai, sou sua flecha.
Sou a força do seu arco, sou tudo o que é, a agilidade, a sabedoria.
Faça de mim, soberano caçador, uma pessoa de sucesso, e que haja fartura em minha casa.
Dê a mim sabedoria para agir, paz para construir meus ideais, força para seguir sempre.
Oxossi, rei das matas, da lua, do céu azul, que seja eu leve como o pássaro que voa, livre como o cavalo que corre, forte como o carvalho na mata, direto como a sua flecha.
E que eu vença e seja feliz sempre!!!
Okê Arô, Oxóssi!!!


PROGRAMAÇÃO
20h —  Início da homenagem a Oxóssi
Local: Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua
EQNO 1/3, Lote A, Área Especial, Setor O, Ceilândia-DF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu