SALVE NOSSA MÃE IEMANJÁ



Hoje, 2 de fevereiro, é dia de saudar Iemanjá, a grande mãe dos oceanos, a senhora do encontro das águas. É o orixá acolhedor, que cuida de seus filhos com generosidade suprema.
Hoje é dia de festa no mar.
Hoje, o Brasil está em festa.
Ao mesmo tempo, movimentos de povos tradicionais de matriz africana lançam hoje um amplo manifesto e um abaixo-assinado que, ao longo deste ano, pretende colher milhões de assinatura, para que a data seja considerada feriado nacional em homenagem aos povos tradicionais de matriz africana.
Vivemos um tempo triste de grandes retrocessos, de acirramento do racismo, da intolerância às diferentes formas de diálogo com o sagrado, com a tradição alimentar dos descendentes dos povos de matriz africana. Os negros são satanizados pelos fundamentalistas neopentecostais. O poder público ignora as agressões e a violência praticadas contra os negros, que os tornam vítimas majoritárias de homicídios, inclusive, pelos agentes de segurança pública.
O racismo institucional trata mulheres, homens e crianças negras como seres de quinta categoria (como se os humanos assim pudessem ser divididos e identificados).
A discriminação por raça e cor tem imposto humilhações e sofrimentos diversos aos afrodescendentes dentro e fora das instituições de Estado.
Na data consagrada a Iemanjá precisamos rogar a grande mãe que suas águas sejam escudo a nos livrar de tantas expressões de violência e nos banhem com saúde, paz, alegrias, prosperidade e forças para possamos ser protagonistas na construção de uma sociedade mais harmoniosa, em que os direitos não sejam distintos para negros e não negros.
Que a justiça se faça, independentemente da cor da pele.
Que os acessos à saúde, à educação e aos demais serviços públicos não considerem a origem étnica dos indivíduos.
Que a territorialidade dos povos tradicionais de matriz africana seja respeitada e compreendida como espaço sagrado dos descendentes de homens e mulheres que, no passado, foram sequestrados e tornados escravos para garantir o desenvolvimento deste país.
Que Iemanjá abençoe a todos, concedendo-nos a paz, a saúde e a liberdade de viver de acordo com o legado de nossa ancestralidade.

MANIFESTO
Abaixo Assinado para constituir o primeiro feriado dos povos tradicionais de Matriz Africana no Brasil(PTMA): 2 de fevereiro, Feriado de Kaia, Aziri, Yemanja. Para os povos tradicionais de matriz africana todas as águas são mulheres e todas as aguas e mulheres são sagradas. São seres vivos que alimentam e são alimentadas. Nossos territórios tem sido invadidos, nossas autoridades mortas, e o povo criminalizado. Nossos conhecimentos roubados e vendidos com outros nomes. Continuamos sendo colonizados e usados a serviço do poder dominante. Nossas mulheres, águas tem sido violentadas cotidianamente física e imaterialmente. Por isto lutamos pelo reconhecimento nacional que estamos vivos, somos oriundos do continente Africano e nossa TRADIÇÃO ALIMENTA NÃO VIOLENTA. E pela nossa soberania queremos: 
1 – Grãos e animais de qualidade para alimentar o ancestral e todo ser vivo 
2 – A garantia ao abate tradicional doméstico e ritualístico   
3 – O direito a alimentar ancestral no mar, na floresta, na mata, na rua em todo lugar
4 – O fim dos projetos de leis que criminalizam o abate tradicional e todas as práticas dos PTMA
5 – Combater a destruição das Unidades Territoriais Tradicionais (Terreiros)
6 – A punição  dos responsáveis pelos assassinatos de autoridades e lideranças tradicionais
7 – O direito de se alimentar e vestir conforme suas tradicionais das crianças e jovens nas escolas
8 – O combate ao genocídio dos povos tradicionais em especial aos atos de terrorismo vido pelos povos tradicionais  de matriz africana
9- pelo fim do extermínio da juventude negra

CARTA

LINK PARA O ABAIXO ASSINADO
https://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/39568

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu