Salve São José. Salve Xangô!

Hoje é dia de São José, um personagem da fé católica. O marceneiro que foi marido de Maria, mãe de Jesus.  Todos eles estão associados a orixás da Umbanda. Oxalá é relacionado a Jesus; Oxum, a Maria; e São José, a Xangô Aganjú, senhor dos vulcões e das montanhas.

Indiscutível a importância de São José na história do cristianismo. Mas a estratégia dos ancestrais de associar os santos católicos aos orixás cultuados na Umbanda e nos demais cultos de origem africana perdeu o sentido. Pedagogicamente, essa tática era uma maneira de dar concretude aos orixás, que estão ligados às diferentes forças e elementos da natureza.

A intolerância aos cultos afro-brasileiros, no passado, deu origem ao sincretismo. Era uma forma de mascarar ante a perseguição dos colonizadores e escravocratas a verdadeira prática religiosa dos negros sequestrados em suas terras de origem e tornados escravos no Brasil.

Hoje, a liberdade religiosa está garantida pela Constituição, apesar do franco desrespeito e do vandalismo praticado, principalmente, pelos neopentecostais, que satanizam a Umbanda e os demais cultos e matriz africana. Porém, é preciso reconhecer que muitos umbandistas migraram do catolicismo para o terreiro.

A Umbanda, como fé libertária e desprovida de preconceitos, agrega influência de diferentes matrizes, entre elas, o catolicismo. A família de Zélio Fernandino de Morais, fundador da Umbanda, era extremamente católica. O caboclo Sete Encruzilhadas, mentor de Zélio, que vaticinou o surgimento de uma nova religião, em 15 de novembro de 1908, era um frade. Mas essa ligação não chega a ser visceral.

A raiz da Umbanda está vinculada as práticas de matriz africana. Tanto é assim que os umbandistas cultuam os orixás do panteão africano, numa mistura de diferentes práticas, que passam pelo bantu, jêje, keto, nagô, iorubá, fon e outras trazidas ao país pelos negros.

Mas hoje é dia de São José. Os nordestinos voltam suas preces a ele, na expectativa de que dos céus jorre muita chuva, essencial à agricultura. Para muitos, São José, e não Santo Antônio, seria o santo casamenteiro. Então, peçamos a ele que haja fatura, paz, saúde e alegria para todos. 

Comentários

Anônimo disse…
Salve Santo Antônio ,Salve Sao Jose´, Xangô e toda falange,Salve Oxalà força do Astral Superior ,engenheiro Sideral do nosso Sistema e seus colaboradores, Salve a força Astral da Umbanda (Aruanda) .
Anônimo disse…
Se Santo Antônio Já Reecarnou
Como A Igreja Catolica Não
Acredita Em Reencarnação

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu