DIA DA UMBANDA: Ser umbandista é uma bênção


Hoje é o Dia Nacional da Umbanda. A data foi instituída pela então presidente Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.644, de 16 de maio de 2012.  Apesar do reconhecimento oficial, a prática umbandista, como as demais afro-religiosas, é alvo da intolerância religiosa e do preconceito, fruto da ignorância de muitos que a satanizam. Mas a Umbanda se coloca muito acima desses sentimentos rasteiros.

Da Aruanda, as entidades estão sempre emanando boas energias e fazem um trabalho incessante para que as pessoas entendam que as diferenças físicas e de pensamento são pontos de equilíbrio para a humanidade. Os mentores espirituais são atentos e zelosos por todos os seus filhos. Trabalham pela construção de uma sociedade harmônica, em que a paz entre todos é o caminho para o amadurecimento e a evolução.

Ser umbandista é motivo de orgulho e de alegria. É imenso privilégio.

É ter escudos contra as agressões daqueles que vivem no obscurantismo, e abusam da boa fé dos incautos para amealhar fortunas pessoais, na contramão dos ensinamentos dos grandes mestres que viveram a experiência da vida material.

Ser umbandista é ter fé inabalável na espiritualidade, que cuida e zela por todos.

Ser umbandista é saber que Zambi, fonte de bondade e misericórdia, não faz distinções entre seus filhos, mas os acolhe com amor e sabedoria a fim de que possam se tornar seres de luz.

Ser umbandista é acordar todas as manhãs tendo absoluta certeza que os mentores e guardiões estarão a seu lado durante toda a jornada do dia e zelarão por nós ao anoitecer.

Ser umbandista é ter energias renovadas a cada momento para superar as vicissitudes da vida.

Ser umbandista é acreditar que, com os mentores ao lado, é possível ser instrumento para um mundo melhor.

Ser umbandista é crer que, na imensidão do universo, diante do qual somos menos do um átimo de segundo, temos um amigo fiel e amoroso na espiritualidade.

Ser umbandista é tudo de bom. É uma imensurável bênção.

É viver em comunhão com a natureza. 

É eternamente ser grato a Zambi, pois somos os escolhidos para ser instrumento de comunicação com a espiritualidade.

Que neste dia consagrado à Umbanda, nossa fé seja fortalecida e que sejamos sempre dignos de pertencer a essa egrégora formada por caboclos, pretos velhos e ibeijis, e merecedores do olhar generoso de Zambi.


Comentários

Unknown disse…
Belíssimo texto. Parabéns Umbanda!! Tenho orgulho de fazer parte dessa religião!
Creusa disse…
Vamos comemorar e torcer muito pela nossa querida Umbanda.

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu