HOJE É DIA DE FESTA! SALVE AS CRIANÇAS

Hoje é dia de festa,
Hoje tem alegria no gongá de Antônio,
Hoje, tem alegria!

 Os caminheiros de Santo Antônio de Pádua homenageiam, neste domingo (25/9), a falange das crianças (ibeji ou erê). Além de ser um dia de festa, é um também dia de agradecimento, de louvor às crianças da espiritualidade, que representam a pureza, a alegria, a inocência e trabalham para serem portadoras de boas notícias.

São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.

Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também têm funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás, sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pelos pretos velhos.

É uma falange de espíritos que assumem em forma e modos, a mentalidade infantil. Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre que ser tutelada. A linha de Ibeji é tão independente quanto à linha de Exu.

No Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua, além de balas, doces, bolos e outras guloseimas tão apreciadas pelas crianças, são servidas frutas aos que chegam ao terreiro e aos amigos frequentadores da casa no dia de festa. Na Umbanda, Ibeji é sincretizado com Cosme e Damião, comemorado em 27 de setembro.

Para saber mais: http://oscaminheiros.blogspot.com.br/p/hoje-e-dia-de-festa.html


PRECE  1
Minhas crianças, meus êres, ibejis, ê vunge mana mê ! Senhores dos Cosmos que me dão a mão Cosme Damião e senhores do chão Senhores dos risos e da alegria Da fartura, da água, dos potes dos vasos repletos de bençãos Eu lhes agradeço por minha estrada por minha vida e oportunidades A certeza da continuidade e da prosperidade a vida que escavo da terra e recebo a pureza da sabedoria Meus êres e ibejis eu lhes saúdo e lhes agradeço pois toda a minha alegria nasce de suas bençãos.


PRECE 2
Salve a força das crianças, força pura, verdadeira, que reluz no azul do céu e na rosa das flores. Traga ao Ayê a paz e a esperança, zele por nossas crianças, Peça a Oxalá, com sua imensa pureza que meus pedidos com clareza e verdade sejam atendidos, Doces crianças representantes de Cosme e Damião, que a sua santa proteção nos sirva de consolo e apoio nas horas difíceis, Aceitem essa oferenda que é feita em verdade e intercedam por mim junto ao pai do amor supremo, Agradeço desde já a vocês, crianças, Obrigado!.


PRECE A SÃO COSME E SÃO DAMIÃO
Cosme e Damião, luzeiros espíritos da corte de Oxalá, amados benfeitores, queridos guias, nós vos imploramos a vossa proteção, força, saúde e resignação para que possamos cumprir com os desígnios de Pai. Dai-nos sempre os fluidos de paz, amor alegria e felicidade que vos são peculiares. Curai nossos males, fortalecendo nossos corpos materiais, proporcionando aos nossos espíritos as satisfações que lhes sejam agradáveis. Protegei-nos e a nossos familiares; protegei também, todas as criancinhas, para que tenham, a cada dia, uma vida melhor, sob o prisma material. Que vossos fluidos sacrossantos, recaiam sobre nossas cabeças, é o pedido que humildemente vos fazemos.
Saravá Cosme e Damião! Saravá toda Ibejada !
Que assim seja!

Comentários

Creusa disse…
Essas informações são importantes para que todos entendam os rituais e as energias despreendidas da presença das "crianças" durante a comemoração.

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu