Embrapa aprova projeto de sustentabilidade para os terreiros



O projeto Sustentabilidade em casas tradicionais de matriz africana do DF e Entorno: segurança alimentar e nutricional, agroecologia e conservação e recursos naturais foi aprovado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A proposta construída por dirigentes de terreiros e técnicos do sistema Embrapa passou por ajustes. 

Na primeira quinzena deste mês, a equipe técnica fará modificações, que serão levadas à comissão avaliadora da empresa. O parecer final será encaminhado aos dirigentes por e-mail. O comunicado repassado aos participantes da discussão, a equipe técnica da Embrapa propõe que o primeiro encontro com os representantes das casas tradicionais ocorra em fevereiro, logo após o carnaval. A data ainda será definida.

A bela notícia chegou no apagar das luzes de 2015, um ano muito difícil para os adeptos das religiões de matriz africana, não só no Distrito Federal e no Entorno, mas em todo o país. Sofremos com apedrejamento, casas incendiadas, assassinatos e vandalismo gratuito dos fundamentalistas. Mas amparados pela grande força dos orixás mantivemo-nos altivos e fortes para contornar os efeitos das adversidades.

Os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua fazem parte das casas tradicionais do DF que participam do projeto. A proposta da casa é voltada à construção de cisterna para armazenamento de água e implantação do jardim do sagrado (ervas usadas no consumo próprio e das pessoas, conforme indicação dos guias espirituais).

A decisão da Embrapa abre porta para avançarmos na construção de ações que promovam a sustentabilidade das casas religiosas de matriz africana, realçando o legado dos que foram sequestrados e tornados escravos na terra natal.

Comentários

Creusa Lins disse…
Ótima noticia. Além do objetivo em si do projeto, essas ações darão visibilidade ao movimento umbandista e candomblencista.

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu