Basta à intolerância religiosa

Hoje, a partir das 10h30, a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial de Goiás participa de Roda de Conversa, em Valparaíso de Goiás, na Praça Central do Céu Azul. O intuito é discutir ações para coibir a intolerância religiosa na região, que vandaliza as casas afrorreligiosas.

O encontro foi provocado pelo Foafro Valparaíso. A violência dos neopentecostais tem espalhado insegurança, depredado os espaços sagrados da afrorreligiosidade. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a cada três dias um terreiro de candomblé ou umbanda é assolado pela truculência dos neopentecostais.

Há pouco mais de um mês, os fundamentalistas patrocinaram uma onda de atrocidades contra os terreiros de candomblé nos municípios goianos do Entorno. Invadiram as casas religiosas, depredaram, incendiaram e destruíram os ícones do sagrado afrorreligioso. As ações de vandalismo foram ignoradas pelo poder público dos municípios de Santo Antônio de Descoberto, Águas Lindas, Valparaíso. Ficou o dito pelo não dito, pois as delegacias sequer abriram investigação. Em alguns locais, os sacerdotes não conseguiram sequer registrar boletim de ocorrência. O descaso das autoridades e a impunidade se traduzem em estímulos aos ataques dos evangélicos.

Sacerdotes e dirigentes das casas afrorreligiosas exigem um basta à violência, respeito ao direito constitucional à liberdade de culto e prática religiosa no país, um Estado laico que contempla a pluralidade e a diversidade de expressões de diálogo com o sagrado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu