"Chuta que é macumba", a senha da intolerância e do racismo

"Chuta que é macumba". A ordem foi cumprida à risca em um colégio no Rio de Janeiro. A menina foi massacrada por colegas e ficou com o rosto deformado. A motivação: a criança chegou à unidade de ensino com um torso na cabeça, próprio dos adeptos do candomblé.  Os detalhes da barbárie foram dados à Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, presidida pelo senador Paulo Paim (RS), na manhã de quarta-feira (16/9).

A audiência foi pedida pelo senador Cristovam Buarque (DF) diante dos ataques aos terreiros dos municípios goianos vizinhos ao Distrito Federal. Em menos de um mês cinco casas afrorreligiosas foram vítimas de vandalismo — destruídos e incendiados. Na Bahia, um sacerdote candomblecista foi assassinado, no último fim de semana, diante da família.

As delegacias de polícia de Goiás sequer registram boletim de ocorrência. As que o fazem não investigam os episódios que caem na vala comum do arquivo de casos sem solução. Os detalhes das denúncias podem ser conhecidos no vídeo abaixo a audiência pública. Os principais supeitos dos crimes são os evangélicos neopentecostais, cujos líderes satanizam e têm incitado os fiéis a combater as casa afrorreligiosas, em franco desrespeito à Constituição Federal.

Entre 2014 e 2015, a Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República, recebeu mais de 200 denúncias de desrespeito às casas de matriz africana. Ainda assim, o Estado brasileiro tem sido omisso, não apura e nem toma as providências adequadas para a punição dos agressores, movidos, sobretudo, pelo racismo.


Comentários

creusa lins disse…
É lamentável e ao mesmo tempo revoltante que as autoridades policiais, em especial, não tomem uma atitude em busca de justiça para punir, severamente, os agressores dessa criança.
Os representantes da Justiça se escondem diante dessa barbárie, de forma covarde. Os guardiões da Lei, se católicos, eles se esquecem do famoso chute na Santa também praticado pelos mesmos bandidos que se intitulam seguidores de Jesus.
Os católicos, espíritas kardecistas, batistas, etc, imaginam que essas agressões jamais bateram às suas portas e que seus filhos estão a salvo. Que engano! Continuem votando nesses parlamentares fanáticos que em pouco tempo a nossa Nação será invadida por uma guerra santa à semelhança do ocorrido com outros povos,onde fanáticos explodem aviões, edifícios, etc, em nome de um Deus, Pai apenas deles.
Por que os seguidores das religiões de matriz africana tanto incomodam esses párias da sociedade? Por que tanto ódio? Talvez nem eles mesmos saibam, pois, em sua maioria, esses elementos são seguidores fanáticos de uma corja que se enriquece às custas desses ignorantes.

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu