Hoje é dia de festa. Salve os pretos-velhos!

 

Hoje, Dia das Mães,
Hoje é dia de homenagear os pretos e pretas-velhas
Hojé é dia de festa
Os Caminheiros celebram também a falange dos pretos-velhos, um dos pilares da Umbanda, tradicionalmente festejada em 13 maio, data em que a escravidão foi abolida definitivamente no Brasil.

A presença dos pretos e pretas velhas no terreiro significa o nosso reencontro com os ancestrais, com homens e mulheres arrancados da terra natal para viverem as agruras da escravidão. Torturados, vilipendiados em seus direitos, com a dignidade esmagada, eles venceram a tragédia  pela inabalável fé em Zambi e nos orixás.

Eles representam a humildade, não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram submetidos no passado.

Assim são os Pretos-Velhos da Umbanda. Eles representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz.

Um dos ensinamentos nos é dado por Pai Cipriano (*). Ele diz: "Os pretos-velhos levam a força de Deus (Zambi) a todos que queiram aprender e encontrar uma fé. Sem ver a quem, sem julgar, ou colocando pecados. Mostrando que o amor a Deus, o respeito ao próximo e a si mesmo, o amor próprio, a força de vontade e o encarar o ciclo da reencarnação podem aliviar os sofrimentos do karma e elevar o espírito para a luz divina. Fazendo com que as pessoas entendam e encarem seus problemas e procurem suas soluções da melhor maneira possível dentro da lei do dharma e da causa e efeito.

Eles aliviam o fardo espiritual de cada pessoa fazendo com que ela se fortaleça espiritualmente. Se a pessoa se fortalece e cresce consegue carregar mais comodamente o peso de seus sofrimentos. Ao passo que se ela se entrega ao sofrimento e ao desespero enfraquece e sucumbe por terra pelo peso que carrega.

Então cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumente de acordo com encare seu destino e os acontecimentos de sua vida: "Cada um colherá aquilo que plantou. Se tu plantaste vento colherás tempestade. Mas, se tu entenderes que com luta o sofrimento podeis tornar-se alegria vereis que deveis tomar consciência do que foste teu passado aprendendo com teus erros e visando o crescimento e a felicidade do futuro.

Não sejais egoísta, aquilo que te fores ensinado passai aos outros e aquilo que recebeste de graça, de graça tu darás. Porque só no amor, na caridade e na fé é que tu podeis encontrar o teu caminho interior, a luz e Deus"

Por isso, ao falar com um preto-velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas, com num passe de mágica, entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo.

Salve os pretos e pretas-velhas.
Adore as almas!!!

Programação
Hoje, 10 de maio - FESTA DE PRETO VELHO
Horário: 19h30
Local: Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua

(*) Mensagem  de Pai Cipriano, incorporado no médium Etiene Sales, em setembro de 1997

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu