Dias das Mães, festa para pretos velhos

 
Maio, mês das mães, das noivas, mas também de muita agitação nos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua. No próximo domingo – dia 10 –, a casa homenageará todas as mães, sejam do plano espiritual, sejam do plano material. Será mais um momento, como muitos outros, singelo, quando estaremos pedindo a Zambi por essas mulheres magníficas, que emprestaram o ventre para que pudéssemos encarnar ou reencarnar no planeta Terra e cumprirmos a nossa missão.

Elas são especiais e muitas delas tiveram uma passagem sofrida no mundo. Foram as pretas, que aqui chegaram como escravas, e trouxeram ao mundo milhares de almas. Sofreram a agruras das senzalas, dos pelourinhos e, ainda assim, deram provas inequívocas de fé em Zambi e em toda a espiritualidade. Essas mulheres, especialmente bondosas, plenas de fé e de esperança, compõem, no mundo espiritual, a magnífica falange dos pretos velhos. Sim, pois elas nunca estiveram sozinhas.

Os negros que, igualmente, padeceram a tortura dos senhores escravagistas seguiram unidos com elas no campo espiritual. Juntos, eles operam milagres nas nossas vidas: orientam, intercedem por nós perante Zambi e a Espiritualidade Maior, nos acolhem, com carinho próprio das mães, nos ofertam ensinamentos que muito nos ajudam no dia a dia.

No domingo, 10 de maio, às 19h30, os Caminheiros vão homenagear os pretos velhos com uma festa simples, mas que expressará carinho, devoção e, principalmente, gratidão à falange, que diz muito sobre nossos antepassados. 

Galinhada

A movimentação em maio não termina com a Festa de Preto Velho. No dia 16 (sábado), das 11h às 14h, a Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (Ascap) ― braço da casa ― vai promover uma galinhada. Mais do que um almoço, será um momento de congraçamento e confraternização. Será oportunidade deliciosa de colaborar com a instituição, cujas ações têm dado alento a famílias que passam por sérias dificuldades, seja com cestas de alimentos, seja com roupas e agasalhos.

A Ascap tem feito um belo trabalho perante as pessoas carentes. Para dar continuidade, ela precisa de recursos financeiros. Assim, almoços, bazares, cursos e outros eventos programadas objetivam arrecadar os meios necessários para ajudar aos que batem à porta em busca de auxílio. A participação de cada amigo e amiga dos Caminheiros é de extrema importância para as ações da Ascap. A caridade é via de mão dupla: é preciso dar para poder receber.


Comentários

ASCAP disse…
Mês de Maio, pleno de realizações.
A sabedoria dos Pretos Velhos, o carinho e ternura das Mães, e a Caridade aos mais necessitados. E como presente aos Caminheiros, o Batismo da Patricia.
Que Oxalá esteja com todos.
Unknown disse…
Mês muito especial para minha pessoa particularmente. Muita coisa boa a casa de Antonio e Ascap tem me proporcionado! E nesse dia tão especial serei batizada nessa casa que me abraçou com muito amor!!! Oxalá nos envolva com a paz do seu branco hj e sempre!
Unknown disse…
Mês muito especial para minha pessoa particularmente. Muita coisa boa a casa de Antonio e Ascap tem me proporcionado! E nesse dia tão especial serei batizada nessa casa que me abraçou com muito amor!!! Oxalá nos envolva com a paz do seu branco hj e sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu