Salve Ogum!


Hoje, 23 de abril, em todos os cantos do país, haverá alguém ou grupo de pessoas louvando São Jorge, o grande guerreiro. Nesta data, umbandistas e muitos candomblecistas rufam os tambores para homenagear Ogum, o senhor do ferro, dos caminhos e da guerra.

Nas religiões de matriz africana, Ogum está associado a São Jorge. Essa relação sincrética foi uma estratégia dos negros escravizados para driblar a perseguição dos algozes que, depois de lhes roubarem a cidadania, a dignidade e impor as mais perversas formas de sofrimento, não aceitavam as práticas religiosas vindas da África. A tática foi preservada nos terreiros de umbanda. O congá é montado com imagens de santos católicos que, igualmente, correspondem aos diferentes orixás cultuados pela afrorreligiosidade.

Hoje é dia de festa e de agradecer a Ogum pelas graças alcançadas, por meio da sua intercessão perante Zambi em nossa defesa. Agradecer pelos caminhos abertos, pelas vitórias conquistadas e pela sua generosidade de ter dado aos homens a sabedoria de manipular o ferro.  Do ensinamento de Ogum, a humanidade conseguiu produzir os equipamentos para a agricultura e a outras atividades essenciais à vida.

Para os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua, a data tem significado especial. A casa foi criada e construída sob a orientação de Ogum da Floresta, um grande guerreiro, hoje atuando apenas no plano superior da espiritualidade.

Salve Ogum!
Salve Ogum da Floresta!
Ogunhê!

Para saber mais: http://oscaminheiros.blogspot.com.br/p/ogum.html

Comentários

Luz13 disse…
GOSTEI DO BLOG. PARTILHO REFLEXÃO DE ALINE- Eliane Maciel diz para todos aqueles que refletem sobre suas palavras,que nesta semana, independente de suas religiões ou filosofias, reflitam sobre a verdade, a justiça e a lucidez das atitudes de cada um.
Façam realmente uma reflexão sobre os seus objetivos, sobre o que realmente lhe faz feliz e suas falhas. Auto-conhecimento, auto-analise.
Lembre-se, escolham a paz e a harmonia para o seu ser permanecer na luz, independente dos acontecimentos e tomada de decisões e livre arbítrio de outras.
Somos responsáveis pelo nosso ser e pelo universo que criamos de pensamentos, palavras e ações.
“Cada um dá o que tem”, procure corrigir suas falhas para poder viver em atitude, com dignidade e respeito.
Só podemos dar aquilo que temos, e recebemos aquilo que plantamos.
Que vocês possam, como um espelho, refletir para o outro o que sentem por si.
E aqui do polo norte, na meditação e no silêncio, peço ao DEUS todo poderoso e único que ilumine as mentes, as consciências e que proteja todos aqueles que portarem luz, independente de credo, cor, religião ou país, apenas o ser, em sua totalidade humana.

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu