Salve Iemanjá, rainha dos mares

Em Salvador, as homenagens a Iemanjá atraem milhares
e adeptos e praticantes da aforreligiosidade
 "Retire a jangada do mar
Mãe d'Água mandou avisar
Que hoje não pode pescar,
pois hoje tem festa no mar..."    

Hoje, 2 de fevereiro, é dia de Iemanjá, a grande mãe, rainha dos mares. Protetora e carinhosa, ela afaga com doçura seus filhos, um gesto que se traduz em proteção. A majestosa senhora dos oceanos pode ser presentada com flores, perfumes, prata. O seu nome tem origem nos termos do idioma iorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.

Nas religiões de matriz africana, é reconhecida também como Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá — reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade. Pelo sincretismo, Iemanjá está associada a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.


Além do 2 de fevereiro, Iemanjá é saudada também em 15 de agosto e 31 de dezembro. Na Bahia, onde a festa é uma das maiores do país, a Rainha dos Mares é homenageada na praia do Rio Vermelho, próximo ao centro de Salvador. No rio Grande do Sul, gigantesca procissão homenageia Nossa Senhora dos Navegantes

Nos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua, Iemanjá foi homenageada, com as outra grandes mães (Oxum, Nanã e Iansã), na última festa do ano passado, em 7 de dezembro).Odoiá!
Salve a mãe das águas. Que ela proteja a todos, dando a cada um paz, saúde, prosperidade.
Odoiá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu