Recesso, tempo de melhorias nos Caminheiros

Entrada principal dos Caminheiros
O que ocorre no terreiro durante o recesso de fim de ano? A casa fica completamente fechada? Percebe-se que há muita curiosidade entre frequentadores e iniciantes. Nos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua, entre o Natal e a primeira semana de janeiro, há uma parada nos trabalhos espirituais a fim de que os médiuns possam descansar e desfrutar com familiares e amigos das festas natalinas. Nesse período, a casa não fica completamente fechada.

A diretoria dos Caminheiros aproveita o tempo de folga para fazer melhorias no espaço físico que representem mais conforto para frequentadores e médiuns, ou ainda, correções dos problemas da casa, como reparos no telhado, no piso etc. O intuito é conservar o prédio, para que todos tenham, durante o ano, espaço pronto para os trabalhos espirituais.

Entre o fim de 2014 e o início de 2015, as intervenções foram bem maiores do que em anos anteriores. No total, foram 30 itens (ver quadro abaixo). Isso somente foi possível graças à colaboração financeira dos médiuns, dos frequentadores e das doações. Foram quase quatro anos de poupança para que as obras pudessem ser realizadas. Agora, a diretoria apela para que frequentadores e colaboradores reforcem, se possível, essa colaboração financeira para a casa, de modo que os Caminheiros possam recompor o caixa, indispensável à manutenção mensal da instituição.

Doações
Entre as intervenções realizadas, destacam-se a construção de rampa e a instalação de corrimão na entrada principal do Centro. A medida era exigida há algum tempo, de modo a garantir a acessibilidade de cadeirantes e de irmãos com outras deficiências. Os relógios de medição de consumo de água e de luz (Caesb e Ceb) ganharam estrutura de alvenaria no muro externo do lote, essencial para facilitar a leitura pelos funcionários das empresas. A fim de garantir maior economia na conta de energia, ocorreu a mudança de voltagem da rede elétrica de monofásica para trifásica, o que implicou a troca do quadro de chaves, tubulações, aterramento e boa parte da fiação, sem contar com mão de obra especializada.

Houve investimento na eliminação de diversos pontos de infiltração nas paredes externas, nas salas de trabalhos especiais, na secretaria e na Fonte das Rosas Brancas. Para isso, foi realizada a impermeabilização das calhas e rufos e substituição de telhas. Essas obras ― tanto da parte elétrica quanto de eliminação das infiltrações ― exigiram trabalhos de alvenaria, o que danificou os revestimentos. A pintura interna e externa foi necessária para recompor a aparência da Casa.

Além disso, o foi concluída a instalação do portão eletrônico e da caixa de proteção do motor, para evitar furto, do portão automático de acesso à porta principal; colocação de soleiras; reforma da cozinha, com a instalação de armários e pia; compra de bebedouro para o público, a fim de reduzir a despesa com copos descartáveis.

Obras realizadas

# Construção do acesso da entrada do Centro
# Instalação do motor automático no portão de acesso
# Instalação de caixa de proteção no motor, para evitar o furto
# Construção da rampa na entrada principal do Centro
# Instalação do corrimão na rampa
# Instalação de fechadura automática no portão menor de acesso ao Centro
# Transferência do relógio da CAESB para o muro externo do lote para facilitar a leitura
# Construção de estrutura em alvenaria para receber os relógios da CAESB e CEB
# Transferência do relógio da CEB para o muro externo do lote para facilitar a leitura
# Mudança da voltagem da rede elétrica do Centro de monofásica para trifásica
# Impermeabilização das calhas e rufos no telhado do Centro
# Saneamento dos pontos de infiltração nas paredes externas, na sala de trabalhos, na secretaria e na Fonte da Rosas Brancas
# Instalação de soleiras em diversas portas
# Retirada dos antigos postes de iluminação
# Retirada de infiltrações no teto do vestiário feminino (I), da secretaria e da Fonte# Instalação de bancada com pia na cozinha 
# Instalação de armário na cozinha
# Instalação de armário no corredor de acesso ao Terreiro
# Pintura na sala de Ogum da Floresta
# Instalação de nova pia na sala de trabalhos
# Reforma da Casa das Almas
# Reforma das Casas de Segurança (em andamento)
# Pintura da Sala da Fonte das Rosas Brancas
# Pintura nas paredes externas (em andamento)
# Reforma do telhado com a substituição de telhas
# Recuperação e pintura da sala da secretaria
# Compra de bebedouro para o público
# Substituição do fogão da cozinha (doação)
# Limpeza da área ao redor da sede.
(Foto: Ronaldo de Oliveira)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu