Volta à realidade e às obrigações mediúnicas



A derrota do Brasil para a Alemanha por 7 a 1 adiou o sonho do hexacampeonato. Para os entusiastas do futebol, a frustração foi indescritível. A maioria dos brasileiros dava como certa a vitória da Seleção Canarinho. O troféu ficaria no Brasil. Mas o planejado não aconteceu.

Agora, passada, a euforia em torno da participação brasileira na Copa do Mundo e voltamos à realidade diária: trabalho, estudo, obrigações domésticas e cumprimento dos nossos deveres espirituais, que permeiam todas as nossas atividades. Esse é um dos muitos detalhes vivenciados por todos que praticam a Umbanda, lembrando que não somos um corpo com espírito, mas um espírito com corpo. Daí, o motivo de sermos tão exigidos pelos mentores espirituais, conforme estabelece a doutrina umbandista.
Hoje, recorrermos ao dirigente espiritual e escritor Rubens Saraceni para recordar os mandamentos do médium umbandista. Vejamos o que ele nos ensina:

 
Mandamentos do médium de Umbanda
1 – Amar a Olorum acima de todas as coisas, aos Orixás e a Umbanda acima de todas as outras religiões.

2 – Vestir a roupa branca e incorporar seus guias só no seu centro.

3 – Não ficar visitando outros centros em vão, ou seja, só por curiosidade.
 

4 – Se visitar um centro, entrar em silêncio, assistir aos trabalhos, tomar o passe e sair em silêncio.

5 – Não comentar ou criticar as práticas alheias, sejam elas do seu agrado ou não, concorde com elas ou não, porque elas não são as suas e sim, deles.

6 – Não fazer comentários desairosos sobre os cultos e trabalhos realizados em outros centros de Umbanda.

7 – Não copiar fundamentos alheios e manter-se fiel aos da Umbanda.

8 – Não profanar o que é sagrado e não sacralizar o que é profano.

9 – Cuidar da sua mediunidade e deixar a dos seus irmãos de fé, que os pais ou mães espirituais e os guias deles cuidarão.

 10 – Não emitir opiniões sobre o assunto religioso que não conhece em profundidade ou sobre o qual sequer conhece.

11 – Não imitar e não invejar os trabalhos e as forças espirituais dos seus irmãos de fé.

12 – Se, por alguma razão, não se sentir satisfeito no centro que está frequentando, peça licença para se afastar dos trabalhos, mas guarde só para você as razões do seu afastamento.

13 – Se saiu do centro que frequentava, não fique criticando-o ou ao seu dirigente porque, por certo tempo, tanto o centro quanto o seu dirigente lhe foram úteis e o ampararam.

 14 – Não faça comentários sobre os trabalhos realizados no seu centro para pessoas que não o conhecem ou não participam do dia a dia dele e do que nele é realizado.

 15 – Não fique procurando ou pondo defeitos em seus irmãos de fé, e sim, procure-os em si e tente livrar-se deles antes que descubram que não és o “ser perfeito” que aparentas ser.
 

16 – Lembre-se disso: - Todos possuem defeitos e imperfeições, mas cada um só deve cuidar dos seus.

17 – Trabalhe a favor e no benefício do crescimento do seu centro e no dos seus irmãos de corrente, que toda a corrente trabalhará no seu benefício e no das suas forças espirituais.

18 – Cada centro tem os seus fundamentos, e os do seu não são melhores ou mais poderosos que os dos outros. Apenas são diferentes!

19 – Faça a caridade, seja ela espiritual ou material, sem esperar nenhum tipo de recompensa, pois fazê-la esperando algo em troca não é caridade, e sim, é troca de benefícios.

20 – Se, o ato de auxiliar alguém caritativamente com o seu dom mediúnico e com a força dos seus Guias e dos seus Orixás não lhe for gratificante ou recompensador, pare enquanto é tempo, porque, de insatisfeitos e de exploradores do próximo, o inferno está cheio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu