SEGUNDA-FEIRA (Desobsessão) : Acesso das 19h às 19h45, e início às 20h;
QUARTA-FEIRA (Umbanda) : Distribuição de fichas às 18h30. Às 19h10 preleção e atendimento às 20h.
QUINTA-FEIRA (Sessão de cura): Fonte das Rosas Branca início às 19h30, só às pessoas encaminhadas;
DOMINGO (Umbanda) : Desenvolvimento, início às 16h. Distribuição de senhas às 18h30; preleção às 19h10, e atendimento, às 20h.WhatsApp: (61) 3585-1924 | Endereço: EQNO 1/3, Lote A, Área Especial, Ceilândia
DENÚNCIA: Racismo e intolerância institucionais no Pará
O direito de cultuar e de render homenagens aos orixás, aos caboclos e outras entidades da Umbanda e do Candomblé tem preço no município de Tucuruí, no Pará: R$ 145. O terreiro que recolher essa quantia à prefeitura pode tocar os atabaques até o dia amanhecer. Mas se resistir, o terreiro é invadido pela polícia e fim de festa. A intolerância e o racismo institucionais são uma afronta à Constituição brasileira.
A prática afrorreligiosa é equiparada a "festas, bailes ou promoções em clubes" pela autoridades municipais, o que justifica a cobrança da taxa todas as vezes que o terreiro tocar os atabaques. Assistam ao vídeo abaixo:
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Comentários
creusa lins disse…
A denúncia é importante e devemos usar todos os meios de divulgação para procedê-la.
Embora haja muitos pontos comuns que unem umbandistas e candomblecistas, como o tambor, as ervas, o dendê, a fé em Zambi e nos orixás, que correspondem aos elementos da natureza, nem todos os adeptos da Umbanda conseguem compreender as nossas diferenças — a maior delas é o abate de animais, algo que não existe na Umbanda. Do lado de lá, as dificuldades também são grandes, embora, boa parte dos terreiros de candomblé tenha um cantinho reservado para recepcionar os caboclos, pretos-velhos e crianças que incorporam na Umbanda. Esse desencontro sempre me incomodou. Afinal, estamos todos no mesmo barco nessa trajetória terrena. Hoje, como no passado, navegamos em águas turbulentas ante a intolerância religiosa e o racismo dos neopentecostais, que satanizam a nossa fé, ou seja, mais um ponto de convergência entre umbandistas e candomblecistas. Ainda assim, falta união e não temos compreensão dos fenômenos distintos que ocorrem nas duas práticas: umbanda e candomblé. Há algum tempo, bu
"Águas tranquilas de Nanã Buruquê" O Salmo 23, também conhecido como Salmo de Davi, é uma dos mais populares entre as muitas preces que nos foram legadas pela Bíblia. Esse belo texto, que expressa a fé incondicional em Deus, ganhou uma versão na Umbanda. Assim, trazemos para o amigo e a amiga dos Caminheiros essa mensagem e desejamos que você, sob a proteção de Olorum, Oxalá e todos os Orixás, tenha uma semana radiante, cheia de alegria e realizações. Salmo 23 [versão da Umbanda] Oxalá é meu Pastor, nada me faltará! Deitar-me faz nos verdes campos de Oxossi Guia-me Pai Ogum mansamente nas águas tranquilas de Nanã Buruquê Refrigera minha alma Pai Obaluaê Guia-me mãe Iansã pelas veredas da justiça de Pai Xangô E ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte de Omulú não temerei mal algum, porque Zambi está comigo Pois o cajado de Oxalá é meu guia na direita e na esquerda Me consola mamãe Oxum Prepara uma mesa cheia de vida para mim, oh mã
Alguns dirigentes, sem muito critério, atualmente estão “plantando”, “fazendo” tronqueiras em casas de médiuns. E vemos qualquer um, hoje, com uma segurança desse porte em suas moradias. A tronqueira, a “casinha” de Exu, tem a finalidade de manter um terreiro inteiro de pé, com suas seguranças, seus Exus e médiuns bem energizados. Para isso ela existe. Agora, nessa nova “modalidade”, os dirigentes passam a dar aos seus médiuns tronqueiras, sem explicar-lhes o que elas significam exatamente. Em primeiro lugar, a tronqueira assemelha-se, de certo modo, ao que o africano chama de igbâlê, a casa das almas, a casa dos ancestrais. Quem tem uma tronqueira ou um igbâlê em seu terreiro ou em sua casa, assume um compromisso interminável ligando-os às falanges de almas ou aos Exus que exigirão, permanentemente, reenergização por meio de oferendas em certos dias, horas. Quando alguém torna-se um sacerdote, saberá de seus compromissos permanentes. Mas e o médium? Terá esse compromisso pel
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