Começa junho, o mês das festas


Hoje, 1º de junho, começa a temporada de festas tradicionais no país. Para quem não se lembra, em 2011, o Blog dos Caminheiros publicou um texto sobre as comemorações mais populares (ver http://oscaminheiros.blogspot.com.br/2011/06/junho-mes-das-festas-religiosas-salve.html), que mexem com os brasileiros em todos os cantos do país.

Para os umbandistas, o mês é especial também. Se olharmos junho com o olhar do sincretismo religioso, ele é dedicado a Xangô. Cada um dos santos católicos festejados neste mês — Santo Antônio, São João e São Pedro — está associado a uma qualidade de Xangô. Para lembrar dessa informação, acesse reportagem feita no ao passado: http://oscaminheiros.blogspot.com.br/2013/06/tempo-de-festejar-xango.html

Na visão dos Caminheiros, todos os santos são belos e importantes, pois têm amparo na fé do povo. Em especial, Santo Antônio é o mais homenageado pela casa, pois é o patrono do centro. Tradicionalmente, Santo Antônio é festejado em 13 de junho. Este ano, a festa nos Caminheiros será no dia 15 (domingo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu