FELIZ DIA DAS MÃES


Feliz Dia das Mães para todas as mulheres, filhos e famílias.


Em todas as religiões, credos ou cultos, as mães são especiais e lembradas sempre, não somente uma vez por ano. Elas são presença diária na vida. Os umbandistas têm o privilégio de receber a proteção e o carinho, em todos os momentos, de pelo menos quatro mães, além da biológica: Nanã, Oxum, Iemanjá, Iansã. 


Ensinam-nos os mais velhos que as iabás ou orixás femininos estão em todas as fases da nossa vida. Oxum está associada à gestação e ao nascimento. Ela é a grande protetora das crianças nos primeiros anos de vida. As energias de Iemanjá estão também no nascimento. Mas ela rege a fase adulta, quando a pessoa está mais madura e inicia um processo de construção da própria vida.


A adolescência fica sob a responsabilidade de Iansã. É ela quem rege essa etapa do crescimento, quando os sentimentos e impulsos ganham contornos mais claros. Nanã lança suas energias generosas na velhice, quando a pessoa está madura e pronta para fazer um balanço de toda uma trajetória de vida.


Assim, somos abençoados em todos os momentos, sem contar com a generosidade das pretas velhas, que amparam qualquer um, indistintamente. Para elas, todos são filhos amados, que precisam de ajuda para seguir na trajetória divina. E elas sempre ofertam conselhos, carinho, generosidade e muita sabedoria, ou seja, um acolhimento fraterno.


Os Caminheiros desejam a todas as mães que tenham que 365 dias de alegrias, força, saúde, inspiração para que possam criar os filhos e neles incutir sentimentos transformadores para a construção de um mundo melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu