23 de abril: Salve Ogum! Salve Jorge

Hoje, 23 de abril, é Dia de São Jorge para milhões de católicos e, para um número incontável de umbandistas é dia de reverenciar Ogum, o guerreiro, o orixá do ferro e defensor do oprimidos. Suas energias abrem caminhos e escudam aqueles que correm perigo. Os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua anteciparam, no último domingo, as homenagens a esse magnífico orixá. Amigos, frequentadores, médiuns, lá, estavam unidos para agradecer as muitas graças recebidas pela interseção de Ogum.

Como dissemos, em um post anterior, entre os vários orixás do panteão da religiosidade afro-brasileira, Ogum tem um significado especial para os caminheiros. Há mais de 42 anos, a casa foi fundada por Ogum da Floresta, um altivo guerreiro, que venceu a batalha de edificar o centro, voltado à prática da Umbanda. Para executar essa missão, ele contou com a médium Antônia Lins, que comandou, com fé inabalável e profunda dedicação, a organização dos Caminheiros.

Foram anos difíceis, devido à falta de um espaço físico adequado aos trabalhos espirituais, mas muito ricos em aprendizado. Cada obstáculo vencido era um aprendizado e mais uma pedra nos fundamentos que alicerçariam a casa dos Caminheiros. Em 2014, o centro completa 43 anos e os avanços são significativos.

Hoje, os caminheiros têm muito a agradecer a Ogum, pela proteção e energias positivas recebidas ao longo dessas mais de quatro décadas de existência. Pelos amigos, pelos frequentadores, pelo corpo mediúnico e por todos os altos e baixos da sua trajetória, momentos que serviram para reavivar a fé e fortalecer a convicção da força grandiosa da espiritualidade. É momento de agradecer a Deus e a Ogum por conseguir manter as portas abertas e acolher a todos que chegam em busca de alento para suas dores e angústias.

Que a força de Ogum seja cada vez maior dentro dos Caminheiros.
Salve Ogum!
Salve Ogum da Floresta
Ogunhê!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu