Umbanda completa 105 anos


Hoje, 15 de novembro, a Umbanda completa 105 anos. Nessa data, em 1908, o Caboclo Sete Encruzilhadas, incorporado no médium Zélio Fernandino de Morais, lançou os fundamentos da Umbanda, na Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, em Neves, distrito de São Gonçalo, em Niterói (RJ). Naquele momento surgia mais uma expressão religiosa, que agregava elementos dos cultos africanos, indígenas, católicos e os ensinamentos kardecistas (pilares do espiritismo).

Essa pluralidade da gênese da Umbanda a coloca como uma prática religiosa aberta as todas as pessoas, sem distinção de raça, credo ou quaisquer outras opções. A grande preocupação dos umbandistas é ter efetiva participação na construção de uma sociedade que tenha como maior orientação um dos ensinamentos basilares de Jesus Cristo, sincretizado como Oxalá: "Faça aos outros aquilo que deseja para si mesmo", amando a Deus acima de todas as coisas.

Esse ensinamento é repassado em todas as casas umbandistas, pelos caboclos, pretos-velhos e outras entidades que se manifestam. A preocupação é incentivar todos os adeptos e seguidores a se engajarem na construção de uma sociedade de paz, que seja instrumento à evolução da humanidade.

Reconhecimento
Em 2012, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.644, que instituiu o Dia Nacional da Umbanda, a ser comemorado em 15 de novembro. A lei teve origem no Projeto de Lei da Câmara nº 187/2010. A decisão da presidente foi publicada no Diário Oficial da União de 17 de maio de 2012
A Umbanda é reconhecida como a religião dos ancestrais dos velhos africanos, que  apregoa o trabalho em benefício de todos, independente de cor, raça, credo e condição social, pela prática da caridade e da literatura do evangelho de Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu