Domingo de festa nos Caminheiros

 

Muito doce, alegria e fé. Essa combinação se repete há 42 anos nos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua. Neste domingo, 22 de setembro, o centro renderá homenagens a Cosme e Damião, que, pelo sincretismo religioso, comandam a falange das crianças, dos erês, da beijada. Essa falange era uma das mais invocadas pelo senhor Ogum da Floresta, guia espiritual fundador dos Caminheiros. Ele apelava às crianças do mundo espiritual na maioria dos trabalhos.

Ogum da Floresta ensinava que elas eram uma energia das mais poderosas, pois quem não se rendia ao apelo de uma criança. Lembrava que elas, pequeninas, podiam superar obstáculos com mais facilidade. Eram capazes de traquinagens inimagináveis. Todos esses elementos somados a beleza, ingenuidade e pureza davam às crianças uma força muito grande. Sem contar, acrescentava ele, a inocência que envolve os erês, seres diletos de Oxalá. A todos que atendia, senhor Ogum da Floresta oferecia balas. Daí, a razão de a maioria dos guias repetir o mesmo gesto com todos que chegam à casa em busca de orientação.

Pela tradição, Cosme e Damião são comemorados em 27 de setembro. Os Caminheiros anteciparam a homenagem para este domingo (22/9), pois, no próximo (29/9), vão comemorar Xangô, o orixá da Justiça, que, como os erês, é profundamente amado no panteão os orixás que rege a Umbanda.
É com muita alegria que os Caminheiros convidam você, familiares e amigos para compartilharem desse momento de festa, fé e profunda gratidão por tudo que as crianças da espiritualidade têm nos ofertado ao longo de nossas vida. O momento é de agradecer a ajuda, por tantas vezes, concedida por essa maravilhosa falange.

Domingo, 22 de setembro
Festa de Cosme e Damião
Horário: a partir das 19h30
Local: Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua


 Para saber mais sobre Cosme e Damião acesse http://www.oscaminheiros.blogspot.com.br/p/hoje-e-dia-de-festa.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu