Em busca de emprego no mundo virtual


Na próxima segunda-feira, estará no ar a Agência Virtual do Trabalhador. Por meio da internet, o candidato a uma vaga no mercado poderá fazer o seu cadastro, levando em conta a sua formação e habilidade profissional, e consultar as oportunidades disponíveis. O serviço foi lançado no Dia Mundial do Trabalho.

Para o profissional que está desempregado e não tem internet em casa, foram instalados quatro totens eletrônicos na Rodoviário de Brasília, no Plano Piloto. Por meio desse sistema, o trabalhador poderá consultar vagas de trabalho no banco de dados da agência, divulgar o currículo, fazer cadastro para algum emprego disponível e consultar informações sobre programas de capacitação.

Caso se candidate a algum posto, o interessado será procurado pela Secretaria do Trabalho do DF, por telefone ou por e-mail, para que vá à Agência do Trabalhador e apresente seus documentos.

Estima-se que cerca de 1,5 mil pessoas procurem diariamente as 17 agências do Trabalhador no Distrito Federal. A expectativa da secretaria é que, com o novo sistema, o acesso às agências chegue a 6 mil pessoas.

De acordo com o secretário do Trabalho, Renato Andrade, o objetivo da agência virtual é modernizar e facilitar a intermediação entre empregados e empregadores. Para Andrade, um dos benefícios do novo sistema será a capacidade de a secretaria identificar as demandas e o perfil do trabalhador, que irão contribuir para a elaboração de políticas públicas mais direcionadas.

A instalação dos totens na rodoviária é o primeiro passo dessa iniciativa, que deverá ser estendida a outras áreas do DF, inclusive ao entorno. Segundo Andrade, a secretaria têm mais 45 terminais eletrônicos já disponíveis para uso, que deverão ser instalados em breve.

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