Adeus 2012. É hora de agradecer


Hoje, é o último dia deste ano. Foi bom para muitos, triste para outros. A maioria teve altos e baixos na trajetória, e, aqui, estamos prontos para continuar a jornada em 2013. A expectativa é de que o ano que se inicia seja melhor do que o que nos dá adeus. Esperamos mais saúde, paz, sucesso, realizações, boas emoções, amigos sinceros, família unida, alegrias. Enfim, queremos entrar o ano com o pé direito e que tudo seja maravilhoso. Desejamos ter muita energia e força para superar eventuais dificuldades e seguir em frente.

Quando olhamos para o lado e vemos crianças nas ruas, idosos mendigando, jovens atordoados pelas drogas, pessoas sofrendo pela violência ou pela injustiça, pensamos o quanto Deus e a Espiritualidade foi generosa conosco. Passamos incólumes diante de tantas mazelas. Mantivemos nossos empregos, não nos faltou o pão de cada dia, o agasalho nas noites frias, os entes queridos estão ao nosso lado... Enfim, fomos abençoados. Então, é hora de agradecer pelas dádivas recebidas e rogar a Deus que sejamos dignos de 2013 de continuarmos sendo merecedores da sua benevolência.


O Blog dos Caminheiros separou três preces que podem ser feitas neste início de ano, e, com você, torce para que todos os seus pedidos sejam atendidos. Se você tem dificuldades para conversar com Deus e os Orixás, abaixo, eis algumas sugestões:



Prece aos orixás na virada do ano
Meu pai Olorum, criador do universo, ao findar este ano, venho agradecer-lhe por tudo que gentilmente recebi de Ti. Obrigado pelo amor e pela misericórdia com que conduzes minha caminhada nesta terra, Ofereço-Te tudo o que fiz neste ano que passou, todo o trabalho que realizei, tudo aquilo que passou pelas minhas mãos e tudo que com elas pude construir e doar de mim mesmo, Agradeço as pessoas que trouxestes para enriquecer minha jornada e fazer eu aprender a ser mais tolerante e compreensivo. Nos próximos dias e durante todo o ano que se inicia, peço para mim e para todos aqueles que estimo e amo a Sua proteção, Oh Pai!

Peço a Exú que proteja das ciladas e mantenha os caminhos do amor e os caminhos profissionais abertos durante todo o ano, Larôiê Exú!

Peço a Ogum que proteja em todas as batalhas cotidianas e feche meu corpo contra armas de fogo ou qualquer mal que possa me atingir neste novo ano, Ogunhê!

Peço a Oxóssi que proteja minha família e meus entes queridos, que não falte a ninguém o sagrado alimento de cada dia deste ano que chega, dai-nos força Oxóssi, Okê Arô!

Peço a Xangô que proteja com seu machado duplo e faça justiça em todos os caminhos que eu trilhar, Kawô Kabiesilê!

Peço a Obaluaiê saúde e força para suportar as adversidades e vencer qualquer doença que se abater sobre mim, Atotô!

Peço a Oxumarê o poder de transcender, de olhar além de todas as dificuldades e encontrar um belo arco-íris conduzindo meus caminhos para as riquezas materiais, assim como as riquezas espirituais, Arroboboi!

Peço a Ossaim que proteja os animais que estão sob seus cuidados; dê a eles as bençãos que nossos inocentes irmãos necessitam, Ewê ô!

Peço a Iansã que conduza-nos  sempre no caminho da evolução espiritual e proteja-nos do fogo e dos acidentes relacionados a ele, proteja-nos dos raios e das tempestades de nossa vida cotidiana, Epahei Oyá!

Peço a Oxum que guie-nos pelo caminho intuitivo que nossa mãe tão bem conhece e traga-nos o encanto e a docilidade; traga o mel para adoçar nossas amarguras e nossa vida mamãe Oxum! Ora yê yê ô!

Peço a Iemanjá que mantenha minha família unida em harmonia, que limpe as mazelas astrais e purifique meu lar, Odoyá Iemanjá!

Peço a Nanã que abençoe os idosos de minha família e todos aqueles que não têm um teto ou uma boa alma que cuide deles em sua etapa final de vida, tenha misericórdia mamãe! Saluba Nanã!

Peço a Oxalá que cubra a todos nós de bênçãos sob seu manto branco de pureza, paz e harmonia , Axé Babá!
Peço viver cada dia com otimismo e bondade, levando a toda parte o coração cheio de compreensão, paz e alegrias.
Que meu espírito seja tomado de bênçãos para que eu as compartilhe por onde eu caminhar neste ano e por toda minha vida.
 Daí -nos um ano feliz, e ensina-nos a repartir as suas bênçãos, Olorum Deus Pai!
Assim seja! Salve todos os Orixás!”

Prece para a virada do ano
Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o , o passado e o futuro. Ao acabar mais um ano, quero te dizer obrigado por tudo aquilo que recebi de Ti.
Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo que é possível e pelo que não foi.
Ofereço-te tudo o que fiz neste ano, o trabalho que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir.
Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei, as amizades novas e os antigos amores, os que estão perto de mim e os que estão mais longe, os que me deram sua mão e aqueles que pude ajudar, os com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria.
Mas também, Senhor, hoje quero Te pedir perdão.
Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil e o amor desperdiçado.
Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão por viver sem entusiasmo.Também pela oração que aos poucos fui adiando e que agora venho apresentar-te, por todos meus esquecimentos, descuidos e silêncios, novamente te peço perdão.
Hoje começa um novo ano. Paro a minha vida diante do novo calendário que ainda não se iniciou e Te apresento estes dias, que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los.
Hoje, Te peço para mim, meus parentes e amigos, a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz.
Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios a palavras mentirosas, egoístas ou que magoem.
Abre, sim, meu ser a tudo o que é bom.
Que meu espírito seja repleto somente de bênçãos para que as derrame por onde eu passar.
Senhor, a meus amigos que leem esta mensagem, enche-os de sabedoria, paz e amor. E que nossa amizade dure para sempre em nossos corações.
Enche-me, também, de bondade e alegria, para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim um pouquinho de Ti.
Dá-nos um ano feliz, e ensina-nos a repartir felicidade.
Amém.

Prece para a virada do ano
Senhor, neste momento, diante de Ti, deixo de lado a festa para me aproximar de sua perfeição, de seu amor incondicional, da luz que ilumina todas as coisas e seres que um dia criou. Peço humildemente que me conceda um Ano Novo cheio de paz, amor, harmonia, felicidade e prosperidade. Abra meus caminhos para que eu possa conquistar tudo que tenho planejado e mais do que isso que eu possa estar Contigo em todos os momentos pois quero que viva em meu coração e que seja o guia de meus passos. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu