Encontro discute distribuição de alimentos para as comunidades tradicionais de matriz africana


Reunião ocorrerá nesta segunda-feira (5/11), às 17h, na sede da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno, no SDS Edifício Venâncio 5º, sala 307



A Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno, o Fórum Afrorreligioso do Distrito Federal e Entorno (Foafro) e a Rede Afrobrasileira Sociocultural  vão realizar, às 17h, desta segunda-feira (5/11), um encontro com dirigentes e líderes de comunidades de terreiros do Distrito Federal e Entorno para a criação do Comitê Gestor Distrital de Ação de Distribuição de Alimentos para os Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas. A reunião será na sede da Federação, no Setor de Diversões Sul (SDS), Edifício Venâncio 5º, Sala 307. 

Essa iniciativa não é tão nova quanto parece. O resgate social dos povos de matriz africana está na pauta do debate social há algum tempo. Por meio da Cooperação Técnica nº 1/2012, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir nacional), o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) formalizaram com as organizações sociais que representam as comunidades de terreiro u política emergencial para atender as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Essa política consiste na distribuição de alimentos a essas famílias por meio dos terreiros de Umbanda e Candomblé, considerados polos de apoio social nas regiões carentes. O Comitê Gestor Distrital de Ação de Distribuição de Alimentos para os Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas será composto por pessoas da sociedade civil, e terá o papel de assegurar transparência na distribuição de alimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu