Câmara homenageia hoje a Umbanda


Por iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Terreiro, a Câmara dos Deputados realiza, às 10h de hoje (12), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Umbanda, comemorado em 15 de novembro. A Lei nº 12.644, que institui a data foi sancionada em 16 de maio deste ano pela presidente Dilma Rousseff. Assim, o Dia da Umbanda se tornou constitucional e vale para todo o território brasileiro e consagra com comemoração que era realizada em diversas regiões do país.

O 15 de novembro é entendido como o dia de nascimento da Umbanda há 104 anos. Nessa data, em 1908, o Caboclo Sete Encruzilhadas, no Centro Espírita Nossa Senhora da Piedade, em Niterói, no Rio de Janeiro, lançou os fundamentos da religião, que agrega elementos da religiosidade africana, indígena  católica e da doutrina kardecista.

Durante pouco mais de um século, a Umbanda, sem uma ritualística definida, assumiu diferentes vertentes e se coloca no panteão das diversas formas de manifestação de fé no país como uma religião genuinamente brasileira. Hoje, a Umbanda é uma prática religiosa não somente no Brasil, mas muitos outros países agrega inúmeros adeptos e praticantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu