Festa de Cosme e Damião: energias ao mundo

Passamos alguns dias imaginando o que dizer aos leitores do Blog dos Caminheiros neste domingo (23), quando todos estarão celebrando as magnifícas bênçãos recebidas dos erês ou ibejis, na festa de São Cosme e Damião.

Poderíamos sugerir que todos rogassem Oxaguiam, a Oxalá, a Zambi que as energias reunidas na festa fossem transformadoras na vida de milhões de crianças que sofrem com a orfandade, com a falta de alimento, de saúde, com descaso dos adultos, com a indiferença dos mais velhos, com a exclusão social e econômica, que padecem em um leito de hospital ou estão esquecidas nos orfanatos ou simplesmente deixada nas ruas.

No momento em que pensamos apenas pedir mais do que agradecer a essa falange neste domingo, poucos se lembram da situação das crianças que nem sequer têm oportunidade de viver a infância. Que, ao contrário da mesa farta, sofrem a dor e o frio da fome. Que, sem qualquer entendimento, padecem as augruras das guerras insanas.

Mas será que conseguiríamos encontrar palavras para que o apelo tocasse o coração de todos que estão contagiados pelo momento de alegria? Fica a dúvida.

No entanto, sem muito buscar, eis que nos deparamos com as sábias palavras de Mahatma (a grande alma) Gandhi, um dos maiores líderes pacifistas, que libertou seu país do domínio inglês, mantendo-se fiel ao princípio da não agressão. Eis o que ele nos aconselha se queremos um mundo melhor para as crianças de todas as partes do planeta e que, pelos mais diversos motivos, não conseguem viver como crianças: 

"Pegue um sorriso e doe-o a quem jamais o teve. 
Pegue um raio de sol e faça-o voar lá onde reina a noite. 
Descubra uma fonte e faça banhar-se quem vive no lodo. 
Pegue uma lágrima e ponha-a no rosto de quem jamais chorou. 
Pegue a coragem e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar. 
Descubra a vida e narre-a a quem não sabe entendê-la. 
Pegue a esperança e viva na sua luz. 
Pegue a bondade e doe-a a quem não sabe doar. 
Descubra o amor e faça-o conhecer ao mundo"

 Para saber mais sobre Cosme e Damião na Umbanda leia: 

 http://www.oscaminheiros.blogspot.com.br/p/hoje-e-dia-de-festa.html


Festa de Cosme e Damião
Data: Hoje, 23 de setembro
Horário: 19h
Local: Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua
EQNO 1/3, Lote A, Área Especial, Setor O, Ceilândia Norte - DF
Telefone: (61) 3585-1924

Comentários

Postagens mais visitadas