15 de novembro, Dia Nacional da Umbanda. Agora é lei

 A presidente Dilma Roussef, no último dia 16, sancionou a Lei nº 12.644, que institui 15 de novembro como Dia Nacional da Umbanda, a ser comemorado em todo o território nacional.
Essa decisão é de extrema importância para todos os umbandistas. Conquista-se um espaço expressivo e um reconhecimento que há muito era esperado por todos que professama Umbanda.
Mas somente isso não é suficiente. Ainda é preciso persistir na luta contra a intolerância religiosa, que pretende impor aos umbandistas uma condição rasa n sociedade brasileira e ignora toda a contribuição que essa vertente da religiosidade de matriz africana deu e ainda dá ao tecido sociocultural brasileiro.
É fundamental que não tenhamos vergonha de declarar a nossa religisiosidade. Somos muitos, mas ainda ficamos acabrunhados quando indagados sobre a fé que professamos, quando deveríamos ter orgulho de ser umbandistas.



Comentários

creusa disse…
Tdos nós deveríamos dirigir um agradecimento à Presidente pelo gesto de reconhecimento à nossa querida Umbanda. Muito precisa ser feito, não só pelos políticos, como por nós praticante e seguidores. Mudando as nossas atitudes fora e dentro dos Terreiros. Respeitando e se fazendo respeitar. Neste momento que juristas e políticos se debruçam sobre o novo Código Penal, seria de suma importância que criminalizassem a intolerância religiosa. Isso poderia fazer pensar os seguidores de correntes religiosas que usam a mídia escrita e falada para denegrir nossos rituais. De qualquer forma foi uma grande avanço. Obrigada Presidenta Dilma. Desejamos-lhe muita saúde e força para conduzir nossa Nação.

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu