Espiritismo na telona

Mais uma vez, Brasília sediará o Festival de Cinema Transcendental, entre 26 e 29 deste mês, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional. Esta segunda edição chegará também a Fortaleza, no período de 9 a 12 de abril, no Multiplex UCI Ribeiro do Shopping Iguatemi. Os ingressos serão trocados por do 2kg de alimentos. A mostra, organizada pela produtora cearense Estação, inclui a exibição de sete longas-metragens, entre produções do Brasil, Estados Unidos, Tailândia e África do Sul.

Em Brasília, além dos longas, haverá uma mostra competitiva de curtas. Nem todas as produções têm ligação com a doutrina espírita. Mas, de acordo com o crítico de cinema do Diário do Nordeste e curador do festival, Pedro Martins Freire, elas trazem como pano de fundo elementos identificados como transcendentais, sob uma perspectiva mais ampla. A transcendência abre margem para diferentes concepções, seja ela mais espiritual ou psicológica. A minha visão de transcendência é relativa às questões sociais. A seleção dos filmes seguiu tanto uma visão mais filosófica como mais humanística", argumenta Pedro.


Dos quatro filmes exibidos em Brasília e em Fortaleza, "Area Q" é o único que se repete. Pedro explica que foram selecionados trabalhos produzidos em formato digital e 35mm. Em Brasília, serão exibidos apenas os em formato digital, e película em Fortaleza. "Ano passado exibimos os mesmos nas duas Cidades, mas este anos vamos fazer diferente", disse.

Pré-estreia


A mostra marca a pré-estreia de dois filmes: "Área Q", mais recente da produtora Estação Luz, que chega aos cinemas oficialmente dia 13 de abril; e "E A Vida Continua...." (grafado assim mesmo, com as iniciais maiúsculas e quatro pontos no final), do cineasta Paulo Figueiredo. O primeiro abre a mostra em Brasília, dia 26 de março, e encerra a edição de Fortaleza, dia 12 de abril. Dirigido por Gerson Sanginitto, "Área Q" é protagonizado pelo ator norte-americano Isaiah Washington (de Grey´s Anatomy) e traz ainda Murilo Rosa e Tânia Khallil. O filme foi rodado parte no Ceará e outra em Los Angeles (EUA).

"E A Vida Continua...." está previsto para estrear nos cinemas em agosto. O filme é baseado no livro psicografado de Chico Xavier, atribuído ao espírito André Luiz. No elenco principal, estão Lima Duarte, Luiz Baccelli e Amanda Acosta (ex-Trem da Alegria).

Curtas

Fortaleza deve exibir durante o Festival apenas os curtas premiados na edição de Brasília. As inscrições para participar da competitiva encerraram no último dia 10. O coordenador, Lucas de Pádua, explica que os filmes já passaram por uma primeira avaliação e destaca a qualidade e a quantidade de produções identificadas com a temática transcendental. "São filmes de várias partes do País: São Paulo, Goiânia, Fortaleza, Brasília. Tivemos participação muito expressiva de Brasília. O festival já vem ao longo dos anos conquistando a comunidade artística", destaca.

Lucas defende a temática transcendental como uma vertente já bem estabelecida e que começa a ser melhor compreendida no Brasil. Para ele, esta é uma temática internacional e já bem explorada em muitos países.

"A gente observa que existem produções de muita qualidade. Já participaram curtas da Espanha, como ano passado, além de trabalhos premiados em festivais de cinema internacionais, como o Sunday", argumenta. Os filmes participantes da competitiva serão exibidos antes dos longas nos dias 27 e 28, em Brasília. Eles disputam o prêmio de melhor direção, melhor curta-metragem e melhor curta-metragem eleito pelo júri popular.

PROGRAMAÇÃO


Festival de Cinema Transcendental
BRASÍLIA - 26 a 29 de março (das 19h às 22h)

Local: Sala Martins Pena do
Teatro Nacional
 Dia 26 - Area Q
Dia 27 - O Moinho e a Cruz
Dia 28 - As Cartas Psicografadas por Chico Xavier
Dia 29 - E A Vida Continua....

FORTALEZA - 09 a 12 de abril (das 19h30 às  22h)
Local: Sala do Multiplex UCI Ribeiro do Shopping Iguatemi
Dia 09 - Flor da Neve e o Leque Secreto
Dia 10 - Uma Incrível Aventura
Dia 11 - Tio Boonmée, o que pode revelar suas vidas passadas
Dia 12 - Area Q

Mais informações:
Site: http://www.cinematranscendental.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu