O que fazer com o fim dos saquinhos plásticos?

Os sacos plásticos comuns em lojas e supermercados estão com os dias contados. Quando deixados na natureza, eles levam mais de 100 anos para se decomporem. Os danos são enormes. Cada brasileiro consome em média 800 saquinhos plástico por ano ou quase 153 bilhões de sacolinhas no país inteiro. Se fosse um pedaço único de plástico, daria para cobrir todo o Estado do Rio de Janeiro ou mais da metade de Santa Catarina.

O plástico é feito de petróleo, portanto aumenta o aquecimento global, leva centenas de anos para se degradar na natureza e, descartado errado, vai entupir bueiros e tubulações de esgoto provocando enchentes. No lixão ou aterro sanitário, por impedir a circulação de gases, também atrapalha a degradação de outros materiais. 

Diante da iminência de desaparecimento dos saquinhos, como fazer para juntar o lixo pequeno da casa, do escritório, do banheiro? Para essa pergunta, o blog dos Caminheiros apresenta uma solução bastante razoável.
Um boa dica é recolher os pequenos lixinhos da casa em sacolinhas de jornal. Você aproveita para reciclar o jornal velho e ainda reduz o uso do plástico. Veja como fazer. As dicas, a dobradura, o texto e as fotos são de Juliana Valentini e estão no blog que ela mantém: www.deverdecasa.com.  Veja como é possível, em 20 segundos, fazer um saco usando apenas jornal para  juntar  lixo seco e, assim, deixar de lado o de plástico. O lixão total da casa deve ser jogado diretamente o saco plástico escuro, apropriado para ser levado pelos caminhões de limpeza urbana. Abaixo uma sequência de imagens com explicações e, ao fim, um vídeo para ensinar a você como eliminar a dependência dos saquinhos plásticos.

 1) Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado
2) Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda,
formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo


3) Dobre a ponta inferior direita
do triângulo até a lateral esquerda.
4) Vire a dobradura "de barriga para baixo",
escondendo a aba que você acabou de dobrar.
5) Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda

6) Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta
de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você
dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro
7) Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do
outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
8) Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!
É só encaixar dentro do seu cestinho e substituir o saco plástico.





Se você ainda tem dúvidas, veja o vídeo abaixo:


 

Saiba mais sobre o tempo de decomposição dos produtos:

Comentários

creusa disse…
Ótima matéria. Muito interessante e propícia para o momento.
Caboclo Brasileiro disse…
Bastante apropriado essa matéria já que tem tudo a ver com a Umbanda que defende tanto a natureza, a vida. Isso é Umbanda que tem por obrigação passar essa visão ambiental que nos dias de hoje é tão importante. Muito bom.

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu