"Muitos são os caminhos de Deus"

É possível uma convivência pacífica e respeitosa entre umbandistas, católicos, evangélicos e todos os demais cultos sejam quais forem as matrizes? O fim da intolerância religiosa e a unidade das crenças para a construção de uma cultura de paz parecem ser possíveis no Acre. É o que revela o Blog da Amazônia, do jornalista Altino Machado, uma referência na região.

Nesta segunda-feira (21), representantes de diferentes cultos, ao lado de autoridades do poder público, sentaram-se à mesa, diante de uma platéia de professores, na 1ª Conferência Estadual da Diversidade Religiosa, com o objetivo de revelar a identidade dos principais grupos religiosos existentes em território acreano. 

O intuito do encontro, promovido pelo Instituto Ecumênico Fé e Política e pela Secretaria Estadual de Educação, é tornar a escola um espaço democrático e plural, sem qualquer resquício de preconceito, discriminação e fundamentalismo religioso. A proposta poderá, a partir do próximo ano, ser adotada pelas redes municipal e estadual de educação.

A conferência é resultado de quase seis anos de encontros que, inicialmente, contavam apenas com a participação de católicos e evangélicos. Há mais de quatro anos, as reuniões foram ampliadas com espíritas, daimistas e adeptos das religiões de matriz africana. O resultado foi a edição de uma cartilha, intitulada Muitos são os caminhos de Deus, sobre diversidade religiosa, que deverá chegar às escolas no próximo ano letivo como elemento do ensino religioso. 

Fonte: Redação do Blog dos Caminheiros com informações do Blog da Amazônia, do jornalista Altino Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu