Alerj vai comemorar os 103 anos da Umbanda

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro: palco das homenagens
à Umbanda no próximo dia 16 de novembro

Daqui a 21 dias, em 15 de novembro — 122º aniversário da Proclamação da República —, a Umbanda completará 103 anos. A´partir das 18h de 16 de novembro, o  plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro será palco das homenagens organizadas pelo deputado estadual Átila Nunes Filho, um dos mais antigos parlamentares da Casa. À solenidade deverão comparecer babalaôs, ialorixás, ogãs, médiuns e frequentadores de terreiros, além de jornalistas, artistas e personalidades que nunca esconderam sua fé umbandista.

“Na verdade, é mais do que uma solenidade oficial. É uma demonstração de força de uma religião que apesar de todas as perseguições ao longo das décadas, conseguiu sobreviver e se afirmar no seio da sociedade brasileira como uma forma pura da religiosidade de nosso país”, diz o texto do convite enviado aos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua.

Os ogãs vão dobrar o couro dos atabaques. Louvação aos orixás, caboclos e pretos velhos fará parte da programação especial em homenagem à Umbanda. A solenidade faz parte do calendário oficial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, estado de origem da Umbanda no Brasil.


103 anos da Umbanda
Plenário da Alerj - Palácio Tiradentes - Praça Quinze - Centro do Rio
Informações: (21) 2461 0055
E-mail: 103anos@emdefesadaumbanda.com.br
O Programa Melodias de Terreiro produziu um CD exclusivo para os participantes dessa solenidade, com 40 curimbas, muitas inéditas. O CD será distribuido gratuitamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu