Espiritismo volta às telonas do país

O ator Nelson Xavier interpreta Chico
Xavier em As Mães de Chico
Ganhou as telonas das principais salas de cinema do país mais uma produção sobre a vida do médium Chico Xavier. As mães de Chico Xavier, dirigido por Glauber Filho e Helder Gomes, chegou com uma proposta diferente do filme anterior, Chico Xavier, de Daniel Filho, e que bateu recorde de bilheteria. Na nova produção, Chico Xavier, interpretado mais uma vez pelo ator Nelson Xavier, aparece menos na narrativa.

A história se desenvolve ao redor de três mulheres: Ruth (interpretada por Via Negromonte) tem um filho adolescente, que enfrenta problemas com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli) tenta compensar a ausência do marido dando atenção total ao filho, Theo (Gabriel Pontes); e Lara (Tainá Muller) é uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez indesejada. Essas três mulheres se encontram quando, cada uma por seu motivo particular, resolvem procurar a ajuda do médium.Três anos atrás, Glauber Filho também dirigiu o filme Bezerra de Menezes ­­­­­­─  O Diário um espírito.

Por diretores diferentes e atores de primeira grandeza, o espiritismo avança para o domínio público. Até recentemente, não se imaginaria o tema merecendo a atenção dos grandes diretores nacionais e inspirando produções requintadas, com efeitos especiais, para melhor compreensão das pessoas.

Com menor repercussão, o filme Besouro sobre a vida do capoeirista Besouro Mangangá, da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heróicos e lendários. Dirigido por João Daniel Tikhomiroff, a obra faz uma relação com as religiões de matriz africana cujo espaço ainda é tímido na filmografia brasileira, embora tenham dado enorme contribuição à formação cultural do país.

Porém o que importa é que, aos poucos, o tema tem merecido espaço e levado as pessoas a discuti-lo.Inicia-se um processo de quebra dos preconceitos e da resistência da sociedade em aceitar tanto o espiritismo quanto a religiosidade afro-brasileira como elementos que estão presentes na realidade brasileira. O sucesso de bilheteria de todas essas produções revela o quanto essas práticas religiosas têm adeptos no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu