Vitória candomblecista em Piracicaba

O sacrifício de animais nos terreiros de Candomblé deve proibido? A resposta foi tema de uma grande polêmica no município paulista de Piracicaba. A iniciativa de Legislativo municipal assanhou a indignação do povo de terreiro. O assunto dominou as redes sociais e foi qualificado como mais uma afronta à liberdade crença e de culto no país, um Estado laico e que, por meio da Constituição de 88, reconhece a pluralidade religiosa.
Ao contrário da Umbanda, o Candomblé, que segue os preceitos de diferentes nações africanas, cujos descendentes chegaram ao Brasil na condição de escravos, mantém a tradição do sacrifício de animais em oferenda aos orixás e para a alimentação de quem participa dos rituais.
A polêmica — e essa não foi a primeira — chegou ao fim com o veto integral do projeto pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri. Ele levou em conta os ditames constitucionais e iniciativas semelhantes que chegaram aos tribunais e resultaram em uma jurisprudência que reafirma o direito dos adeptos dos cultos afro-brasileiros de sacrificar os animais (galinhas, pombos, cabritos e bodes) na liturgia dos rituais.
Para os juristas contrários a qualquer iniciativa voltada ao constrangimento das religiões de matriz africana, as ações voltadas à redução dos rituais ferem a liberdade de culto. Para eles, os sacrifícios não podem ser entendidos como maus tratos aos animais. Se assim o fosse, toda a sociedade estaria incorrendo em delito o abate de animais domésticos para o consumo alimentar
A negativa à qualquer restrição às práticas religiosas de matriz africana tem amparo na Constituição Federal de 1988, que no artigo 5º, inciso 6, assegura ampla liberdade de crença, de culto, de liturgia e de organização religiosa, ao passo que o inciso 8 daquele mesmo artigo proíbe a privação de direitos fundada em crença religiosa, entre outras modalidades de discriminação.
Para contrariedade dos legisladores de Piracicaba, prevaleceu o direito dos candomblecistas e outros povos de terreiro do município de exercerem, sem restrições, a sua prática religiosa. A decisão do Executivo municipal é mais um golpe nos intolerantes religiosos que, por diferentes artifícios, buscam torpedear os adeptos do Candomblé e da Umbanda.
Embora a Umbanda rejeite a prática de abate de animais, seus seguidores respeitam os candomblecistas, bem como os kardecistas e todos os que professam uma prática de fé em Deus. Os umbandistas, como os Caminheiros, não se opõem às diferentes expressões de religiosidade. Exigem apenas respeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu