Umbanda no eixo Rio-São Paulo


A partir de sexta-feira (12/novembro), a Umbanda estará em evidência no eixo Rio de Janeiro/São Paulo. No Rio, acontecerá, de 12 a 15, a 1ª Semana Umbandista de Volta Redonda, com abertura, às 18h, no Memorial Zumbi. Será um fim de semana com uma programação extensa, que exibirá ao público o som dos atabaques, exposições e palestras, além de manifestações culturais relacionadas às religiões de matriz africana.

Em São Paulo, também acontecerá a 1ª Semana da Umbanda de São Paulo, de 15 a 20 deste mês. Os encontros ocorrerão em diversos clubes paulistas. Como no Rio de Janeiro, além de debates sobre as religiões de matriz africana, haverá mostras culturais, que vão desde dança, exposições, passando por desfile de artesanato e de moda até expressões culturais como a capoeira.

Os dois eventos ocorrem na semana em que a Umbanda completa 102 anos, desde que o Caboclo Sete Encruzilhadas trouxe a sua mensagem e estabeleceu um marco para a prática umbandista no país. Hoje, a Umbanda é praticada no Brasil e em vários outros paises.

A sua mensagem, bem como a doutrina espírita, é reconhecida em várias partes do planeta. Além da vasta literatura existente, temos como prova a audiência do site blog dos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua, que tem sido regularmente visitado por pessoas que vivem nos Estados Unidos, em Portugal, na Argentina e em vários outros.

Visitas
Somente nos últimos sete dias ( de 3 a 9), blog foi visitado por 239 brasileiros, 17 irmãos de Portugal, 4 dos Estados Unidos, 2 da Argentina, 2 da Alemanha e por um da Irlanda, da Coreia do Sul, da Rússia e da Eslovênia. Os dados foram obtidos do relatório diário Google Blogspot, que hospeda o blog dos Caminheiros e que tem capacidade de informar, em tempo real, a audiência desse meio virtual de comunicação. Essa informação é um forte indicativo da força da Umbanda e do interesse que ela desperta em diferentes irmãos de nacionalidades tão distintas.

A fé na força dos Orixás e da Espiritualidade Maior também pode ser percebida pelo número de e-mails que recebemos por meio do site dos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua (http://www.caminheirosbsb.com.br/). Pessoas de diferentes estados brasileiros enviam cartas, em que solicitam preces para os mais diversos problemas materiais e espirituais que as atormentam e a seus familiares.

Somente resta aos Caminheiros torcerem e pedirem aos Orixás que os eventos que ocorrerão no Rio e em São Paulo sejam um sucesso e possam contribuir para rompimento dessa corrente de intolerância religiosa que agride e violenta as casas umbandistas e candomblecistas desse país.

A todos que lá estarão participando das semanas da Umbanda no Rio de Janeiro e em São Paulo muito axé e as bênçãos de Oxalá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu