Estudo ― Reforma íntima [1]

Reforma íntima. Este foi o primeiro tema abordado no ciclo de estudos promovido pelos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua e que envolve todos os médiuns da Casa. Divididos em grupos, cada um tem a missão de pesquisar, estudar um assunto e apresentá-lo de forma didática aos demais. A estréia das apresentações, domingo último, foi um momento excepcional no horário reservado à doutrina dentro dos Caminheiros.
O grupo responsável pela exploração do tema Reforma íntíma, integrado pelos irmãos Balbina, Givalda, Ana Karoline, Sildo, Sandra e Darcio, contou com a participação especial da psicóloga Renata. Na penúltima etapa da apresentação, uma esquete, encenada por Gilvada e Ana Karoline ilustrou, de maneira leva e com humor, as dificuldades de transformação das pessoas.

Para encerrar a apresentação, a psicóloga Renata fez uma pequena palestra em que abordou a sua experiência profissional com adolescente em conflito com a lei e internados em uma entidade de ressocialização. A recuperação desses jovens exige uma reforma íntima profunda, para que possam trilhar um novo caminho distante da violência e de todos os traumas que ela causa à pessoa e às vítimas.

O estudo do grupo foi dividido e nas próximas edições estaremos publicando as partes do trabalho. A íntegra poderá ser lida no site dos Caminheiros (clique no link):  http://www.caminheirosbsb.com.br/Web/DetalheEnsinamento.aspx?idEnsinamento=14


REFORMA ÍNTIMA [1]


A vida não é fácil de se viver. É algo muito complexo é difícil de ser transmitido por palavras, além de se constituir em uma imensidade de situações com uma infinidade de nuances. (Matriz, diferença sutil, detalhe).

Na falta de uma educação adequada na infância, feita por pais que já tenham atingido um grau de evolução incomum, a maioria de nós cresce sem entender a vida, sem compreender as razões que estão por trás das atitudes das pessoas e, pelas ausência de referências sobre como devemos agir, sem capacidade de escolher a atitude correta para cada situação.

Na juventude a maioria passa por problemas de adaptação ao mundo, acabando porta contra os pais e contra a sociedade. Os colegas possuem os mesmos problemas e com eles os jovens podem se sentir à vontade, passando assim a servirem de modelos uns para os outros, aprendendo mecanismos de defesa mais fáceis de compreender como a ironia, a hostilidade e a violência. Procuram referências de comportamento na televisão, nos livros, nos filmes e nas notícias de jornais, achar que seus pais sabem ainda menos do que eles, que estão atrasados em relação ao que se passa no mundo de hoje.

Ao enfrentarem mais tarde a competição no trabalho, pressionados pela profissão que abraçam, a tendência será de que, colocando então uma prioridade menor na compreensão da vida, muitos problemas existenciais acabem ficando sem solução. Ao se acomodarem terminarão como seus pais, sem condições de passarem aos seus filhos um entendimento maior da vida, e esse estado de coisas tende a se perpetuar por milênios.

Se a vida nos pressionar, poderemos precisar de auxílio de um profissional que nos orientará em seções de análise. Porém a Psicologia poderá contribuir apensas com o conhecimento dos traumas e recalques não resolvidos de nossa presente existência. Modernamente alguns psicólogos e terapeutas já estão trabalhando com a Terapia de Vidas Passadas (TVP) onde os traumas ocorridos em outras vidas poderão ser trabalhados, trazidos para o consciente e eventualmente suplantados. Alguns porém não recomendam esse tratamento devido ao risco de encontrar pessoas não preparadas a realizá-lo corretamente.

O espiritismo parece trazer a contribuição definitiva pela compreensão de como se processa a evolução espiritual através de sucessivas encarnações, trazendo respostas para todas as nossas questões existenciais. Fornece ainda métodos para a solução de muitos de nossos problemas, como, por exemplo, o tratamento mediúnico e a Reforma Íntima. Poderão ser conhecidos teoricamente na literatura espírita, sendo suas prática feita nos Centros Espíritas por médiuns devidamente treinados. Mesmo a Reforma Íntima necessita, para sua consolidação, de um estudo da Doutrina Espírita que será tanto mais efetivo quando realizado nos Centros Espíritas, as pessoas, e por exigir principalmente uma vontade firme de se regenerar, daremos aqui lagunas noções deste procedimento.

O QUE É

A reforma Íntima é um processo contínuo de auto-analise, de conhecimento de nossa intimidade espiritual, libertando-nos atingir o domínio de nós mesmos.

Comentários

GIVALDA CARDOSO disse…
Quero agradecer aos participantes do grupo da Reforma Íntima, pela a participação eficaz no desenvolvimento do trabalho. Não poderíamos deixar de agradecer imensamente a Dra. Renata (Psicóloga), pela sua espanação muito valiosa para a conclusão do nosso trabalho e juntamente com todos os membros do grupo, agradecermos aos médiuns que lá estivaram participando dessa primeira apresentação.
Não poderíamos de olhar sempre com bons olhos, a colaboração da Rosane em postar nesse site o nosso trabalho e reconhecendo os valores que ele nos proporcionou. Obrigado.
Givalda Cardoso
Darcio Lopes disse…
Fico muito feliz e honrado,por ter feito parte,desse grupo,que apresentou o tema REFORMA INTIMA,agradeço a todos que empenharam na apresentaçao deste trabalho,PARABENS A TODOS Darcio Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu