Domingo é dia de festejar Cosme e Damião

Festa de Cosme e Damião
Domingo, às 19h30, no Centro
Espírita Caminheiros
de Santo Antônio de Pádua
Domingo (26), a partir das 19h30, os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua vão homenagear Cosme e Damião. Os gêmeos teriam nascido, no século 3, na Síria e lá estudaram medicina. Por pertencerem a uma família rica atendiam a todos sem nada cobrar. Realizavam verdadeiros milagres e atribuiam as curas à bondade de Deus. Essa prática desagradou os governantes da época e os dois irmãos foram perseguidos e mortos.
A morte de Cosme e Damião é envolta em controvérsias. Nenhuma versão tem comprovação por documentos históricos. Uma delas relata que teriam sido jogados em um despenhadeiro, acusados de feitiçaria e de serem inimigos dos romanos. Outra, de que teriam sido afogados e salvos pelos anjos. Uma terceira versão dá conta de que teriam morrido queimados. Por último, há relatos de que Cosme e Damião foram apedrejados. Como as pedras não conseguiam atingí-los, os irmãos gêmeos foram, por fim, degolados.
Mas todas as versões revelam que ambos eram jovens de muita fé e extremamente preocupados com as crianças e também com os mais desvalidos.
Na Umbanda e em outras religiões de matriz africana, Cosme e Damião estão associados às crianças, aos ibejis, aos erês e são festejados em 27 de setembro. Simbolizam a alegria, a pureza, a ingenuidade e têm grande capacidade de apressar os pedidos que lhe são feitos. Os doces, frutas e outras guloseimas são servidos nas comemorações de Cosme e Damião, como elementos que remetem ao que mais as crianças gostam.
No domingo, será mais um dia de festa, de alegria e de homenagens às crianças, espíritos que tanta ajuda têm dado aos irmãos que chegam aos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua.
Será também mais um dia em que todos poderemos pedir a Oxalá e aos Orixás por todas as crianças que estão no plano terreno e não têm infância ou alegrias.
Então, os Caminheiros convidam todos para essa festa. Domingo será mais um dia feliz e uma bela oportunidade de saudarmos esses magníficos espíritos de luz que nos trazem tão belas mensagens e tantas ajudas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu