PARCEIRO NA SOLIDARIEDADE

PARCEIRO NA SOLIDARIEDADE
Campanha para o Natal — clique na imagem

Quantos filhos sua casa tem?

Marco Boeing,
dirigente da Associação Espiritualista Mensageiros de Aruanda
Curitiba-PR
marco@ics.curitiba.org.br

Um dia um jornalista ao entrevistar uma Mãe de santo, perguntou:
Quantos filhos sua casa tem?
A senhora não lhe respondeu como ele esperava, disse que ele deveria acompanhar as atividades do terreiro na próxima semana que ele teria a resposta. E assim foi no sábado pouco antes de se iniciarem os trabalhos lá estava ele sentado na assistência observando tudo. Viu que havia mais os menos 40 médiuns, quase todos estavam na corrente, prontos para a gira, e aproveitavam estes momentos que antecediam o inicio dos trabalhos para mostrarem uns aos outros suas roupas novas, ou pra colocar algum assunto em dia. Mas notou também que um grupo de cinco médiuns estava em plena atividade arrumando as coisas para o inicio dos trabalhos.

O trabalho foi muito bonito e alegre, quando terminou viu que a grande maioria dos médiuns se apressa em se retirar, uns por que queriam chegar logo em casa, outros por terem algum compromisso. Notou mais
uma vez que aqueles mesmos cinco médiuns que antes do inicio arrumavam as coisas, agora eram os que começavam a limpar e organizar o terreiro depois dos trabalhos.

Na segunda feira haveria um momento de estudos no terreiro e ele foi convidado, ao chegar ao local, chovia muito e viu que menos da metade da corrente se fazia presente, novamente notou que aqueles cinco
estavam lá.

Na quinta-feira haveria um trabalho na linha do Oriente, e também passaria na TV um jogo da seleção, novamente bem menos da metade da corrente compareceu, mas aqueles cinco estavam entre eles.
No sábado novamente estava sentado na assistência e novamente repetiu-se o que havia acontecido na semana anterior, os cinco médiuns fazendo os últimos preparativos para o inicio dos trabalhos, e também
começaram a limpeza assim que estes se encerraram, e foi no término dos trabalhos que foi chamado pela Mãe de Santo, que lhe perguntou:

Você conseguiu descobrir quantos filhos tem em nossa casa?
Contei 43 minha mãe – respondeu.
Não, filhos verdadeiros tenho cinco. São aqueles que estavam presentes em todas as atividades da casa.
E os outros?
Os outros são como se fossem "sobrinhos" de quem gosto muito e que também gostam da casa, mas só visitam a "tia" se não houver nenhum atrapalho ou programa "melhor", e mesmo vindo muitas vezes ficam contando os minutos para acabar os trabalhos.

O rapaz muito sério perguntou:
E por que a senhora não impõe regras para mudar isto?
Meu filho a Umbanda não pode ser imposta a ninguém, tem de ser praticado com entrega, o amor à religião não pode ser uma obrigação, ele deve nascer no coração de cada um, e o mais importante a Umbanda respeita o livre-arbítrio de todos os seres...
E nós, somos "filhos" ou "sobrinhos" de Umbanda?
Somos Umbandistas em todos os momentos de nossa vida, ou somos Umbandistas somente uma vez por semana durante os trabalhos no terreiro.

Comentários

salvesalve disse…
“A MISSÃO MEDIÚNICA É UMA DAS MAIS BELAS OPORTUNIDADES DE PROGRESSO E DE REDENÇÃO CONCEDIDOS POR DEUS AOS SEUS FILHOS MISÉRRIMOS”

“A MEDIUNIDADE É ATRIBUTO DO ESPÍRITO, PATRIMÔNIO DA ALMA IMORTAL, ELEMENTO RENOVADOR DA POSIÇÃO MORAL DA CRIATURA TERRENA, ENRIQUECENDO TODOS OS SEUS VALORES NO CAPÍTULO DA VIRTUDE E DA INTELIGÊNCIA, SEMPRE QUE SE ENCONTRE LIGADA AOS PRINCÍPIOS EVANGÉLICOS NA SUA TRAJETÓRIA PELA FACE DO MUNDO”

“O MÉDIUM TEM OBRIGAÇÃO DE ESTUDAR MUITO, OBSERVAR INTENSAMENTE E TRABALHAR EM TODOS OS INTANTES PELA PRÓPRIA ILUMINAÇÃO”
salvesalve disse…
* MISSÃO significa obrigação, compromisso, dever a cumprir, função, encargo, incumbência, ocupação para o bem.

Segundo momento - conversa dialogada:

Qual é a missão de cada um? Tornar-se mais evoluído espiritual, moral e intelectualmente e tornar o mundo melhor. As missões são mais ou menos gerais e importantes. Aquele que cultiva a terra desempenha tão nobre missão quanto o outro que governa ou aquele que instrui seu semelhante. Porém, a missão sempre será de acordo com a capacidade e a elevação do Espírito.

Nossa missão principal é conosco, e é o nosso melhoramento espiritual, a melhora das nossas atitudes e pensamentos. Em seguida vem a nossa missão com o grupo onde estamos inseridos, seja no lar, na escola, na comunidade. Salientar que todos temos uma missão coletiva com o nosso planeta: transformar o planeta Terra em um mundo mais evoluído espiritualmente.

Como acontece a evolução do planeta? Com a evolução espiritual de cada indivíduo. Assim, o Espírito se adianta conforme melhor desempenha sua missão.

Como realizar a nossa missão? Devemos estar atento às intuições. Não sabemos qual é a nossa missão específica nesta reencarnação. Então devemos realizar nossas tarefas e nossa profissão da melhor maneira, porque tendo atitudes no bem estaremos cumprindo, com certeza, nossa missão. Ex: sendo um excelente professor, padeiro, pai, mãe, filho, amigo. Citar as atitudes que as crianças podem realizar no dia a dia (para ficar mais próximo da realidade deles neste momento).

Obs.: lembrar que não podemos realizar a missão dos outros. Não podemos estudar pelos outros, ajudar em casa, obedecer os pais, cuidar dos animais, da natureza, no lugar de nossos irmãos e amigos e sim auxiliar através de nosso exemplo, pensamentos e palavras. Cada um é responsável pelas suas atitudes.

Que mundo que queremos? Um mundo sem guerra, sem violência, sem fome. E o que estamos fazendo para isso? Estudando, auxiliando os outros, sendo pessoas de bem. Cada um pode fazer a sua parte para a melhora do mundo.

Terceiro momento - atividades.

Atividade 1: falar de alguns Espíritos missionários (abaixo). Dividir os evangelizandos em grupos e distribuir um cartão para cada grupo, solicitando que escrevam qual a missões destes espíritos.

PAIS

* Os pais tem a missão de educar e dirigir os filhos no caminho do Bem.

ESPÍRITO PROTETOR (ANJO GUARDIÃO)

* Espírito protetor (anjo guardião): tem a missão de acompanhar um encarnado, orientando-o e auxiliando-o a evoluir espiritualmente.

CHICO XAVIER

*Chico Xavier: missionário que deu continuidade à revelação espírita. Médium que trabalhou na divulgação da Doutrina Espírita e dos ensinamentos de Jesus.

ALLAN KARDEC

*Allan Kardec: missionário escolhido para codificar a Doutrina Espírita.

JESUS

* Jesus: governador espiritual da Terra, encarnou para ensinar e exemplificar o caminho que leva a perfeição espiritual.

O evangelizador deve auxiliar os grupos, se necessário, ou na hora das apresentações complementar as respostas de maneira que todos possam entender.

Encerrar o momento lembrando que cada um tem uma missão (pode ser uma profissão, cuidar de alguém, ser amigo de alguém, auxiliar um grupo de pessoas, etc) e que a missão pode ser mais ou menos abrangente (envolver uma ou mais pessoas), mas que sempre é importante para o Espírito e para os que com ele convivem. Sempre é uma missão no bem (ninguém reencarna com a missão de matar, de prejudicar, essas atitudes são desvios na missão anteriormente aceita pelo Espírito, no plano espiritual).

PARCEIROS NA SOLIDARIEDADE

PARCEIROS NA SOLIDARIEDADE
clique na imagem para abrir o link

Postagens mais visitadas