Caminheiros homenageiam Ogum domingo

Os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua vão comemorar, a partir das 19h30 de domingo (25/4), Ogum, o orixá guerreiro e protetor. Pelo sincretismo religioso, Ogum é São Jorge, no Rio de Janeiro, e Santo Antônio na Bahia. Para os Caminheiros, a festa de Jorge, o santo que derrotou o dragão, imagem associada às forças negativas. Entre todas as datas festivas, as homenagens a Ogum têm um significado especial para os Caminheiros. A casa foi fundada por Ogum da Floresta, que incorporava na médium Antônia Lins, cuja fé incondicional em Deus e nos orixás não a fizeram desistir diante dos obstáculos que surgiram na espinhosa trajetória para edificar o centro.
Sempre sereno e com mensagens de conforto, Ogum da Floresta alertava que a escalada seria difícil, mas que a sua missão de deixar plantada uma casa de Umbanda seria cumprida. Uma casa que reunisse todos aqueles que, confiantes na espiritualidade, teriam ali um espaço para elevar suas preces a Deus e aos Orixás. Seria uma casa para acolher, sem distinção de credo, raça ou cor todos que batessem à porta em busca de ajuda.
Acima de tudo, uma casa que daria de graça o que de graça todos que ali estavam receberam: o dom da mediunidade. "Fora da caridade não há salvação", repetia Ogum da Floresta.
As palavras de Ogum da Floresta tornaram-se realidade. Erguida a casa, ocorreu o desencarne de Antônia Lins e Ogum da Floresta encerrou a sua missão no plano terrestre, sem desemparar do alto do mundo espiritual os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua. A cada dificuldade superada, cresce entre os caminheiros a certeza de que Ogum da Floresta interveio em favor de todos e da sua obra na terra.
Hoje, com quase 40 anos de fundação, os Caminheiros seguem fiéis aos ensinamentos do seu primeiro mentor espiritual. Manter essa fidelidade não é uma missão fácil. Os altos e baixos, próprios da vida terrena, são encarados como vitórias e desafios.
É em nome de Ogum da Floresta que a festa de Ogum, esse orixá que abre estradas, refaz caminhos e protege a todos, que os Caminheiros prestam sua singela homenagem no domigo próximo. Mas, como em todas as festas, queremos dividir essa alegria com todos os irmãos que conhecem os Caminheiros ou têm vontade de conhecê-lo, para os quais nossas portas estão sempre abertas.
Salve Ogum e todos os guerreiros!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu