Terreiros vão se reunir na Câmara Legislativa dia 22

A Rede Afrobrasileira Sociocultural (Foafro) realizará, segunda-feira próxima (22/3), das 18h às 23h, reunião extraordinária para a criação do grupo gestor, que terá a missão de coordenar as ações do Foafro. Haverá ainda a escolha do representante do Fórum para dialogar com o governo local sobre a regularização das áreas ocupadas pelos terreiros. O encontro ocorrerá no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

De acordo com o informe divulgado por Alexandre de Oxalá (Baba Alaye), moderador da Afroafro na internet, o debate sobre a regularização das áreas dos terreiros tem avançado. No último dia 11, reuniram-se na Fundação Palmares os promotores do Ministério Público do DF e Territórios Libânio Rodrigues e Laís Cerqueira, Ivair dos Santos, da SEDH, João Bilola, da COPIR, mãe Vera, representando a Casa Luz de Yorimá, Karla Okubo, representando o Ile Axé Oya Bagan, além do deputado Cristiano Araújo. Na ocasião o deputado se comprometeu a agendar um encontro com o goverdador em exercício, Wilson Lima, objetivando o atendimento de nossas reivindicações. Por isso temos que escolher um representante que comporá o grupo que irá se encontrar com o governador.

A pauta do encontro prevê ainda apresentação do projeto de levantamento das comunidades afrobrasilerias promovido pela Coordenação para Assuntos de Igualdade Racial do Distrito Federal (Copir). A coordenação realizará uma pesquisa, de carater informativo, relacionada às instituições de cultura e religiosidade afrobrasileira, a qual tem por finalidade coletar informações e dados, bem como oferecer subsídeos às ações de mobilização dos grupos organizados afrorreligiosos do DF. Além disso, serão repassadas informações sobre as políticas de ações afirmativas, caminhada das comunidades de terreiros e sobre o inventário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Comentários

Postagens mais visitadas