Iphan lança dia 28 inventário dos terreiros do DF e Entorno

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico eArtístico Nacional (Iphan) no DF lançará, a partir das 15h, do dia 28 próximo, na Praça dos Orixás, situada na Prainha do Lago Sul, o Inventário dos Terreiros do Distrito Federal e Entorno. Trata-se de uma publicação que relaciona 26 casas de Umbanda e Candomblé existentes no DF, consideradas principais locais de cultos das religiões de matriz africana. Embora a iniciativa seja louvável a iniciativa do Iphan, ela exclui muitos terreiros existentes na capital federal.

Comentários

Anônimo disse…
Vi uma matéria sobre a publicação e acho que o Iphan exclui inúmeros terreiros do Distrito Federal. A iniciativa é boa, mas o conteúdo é muito pobre
Marcus disse…
O Iphan merece aplausos pela iniciativa, mesmo com limitações na edição. Já é um primeiro passo para o reconhecimento local da contribuição da matriz africana na formação da cultura brasileira.
salvesalve disse…
Mãe, sua bondade e ternura falam-me de Deus-amor!
Mãe, você me faz sentir a vida, a beleza das cores,
a harmonia, o encanto e a doçura!

Mãe, hoje quero dizer-lhe um segredo muito especial: eu a adoro!
Eu sei também que, de seu coração,
brota sempre um gesto novo de amor e carinho!
Você é capaz de esquecer o sofrimento e a dor para me ver feliz!


Hoje, quero fazer por você uma prece muito bonita e sincera:
Meu Deus, abençoa esta criatura tão encantadora que me deu a vida.
Abençoa esta mulher, amiga, minha mãe, hoje e sempre!


Mãe, você é o maior bem que eu tenho neste mundo!
Olhando o céu aberto, contemplo o grande tesouro de paz,
sabedoria, paciência, bondade,
ternura e acolhimento que permeia o seu ser.
Você me faz crer, minha mãe,
que esta vida vale a pena ser vivida, quando entregue por amor!


Às vezes, quando a vida começa a ficar mais difícil,
pensando em você, mãe,
surge uma nova esperança e meu olhar começa a brilhar.
Você sempre espera de braços abertos o filho e a filha
que precisam mais uma vez do seu aconchego,
de sua compreensão e carinho, como se fosse a primeira vez.


Mãe! Presente de Deus para minha vida!
Mãe, recebe hoje meu abraço e todo o meu carinho!
E, agora, gostaria que o meu agradecimento
soasse mais forte do que todos os dias,
porque hoje,
mãe, é o seu dia!
WWW.CAMINHEIROSBSB.COM.BR
salvesalve disse…
Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar
entre nós tua face materna...
Por isso criaste todas as mães!
Peço-te por minha mãe,
sinal concreto e visível de teu amor entre nós.
Multiplicai os seus dias
em nosso meio!

Acompanha-a em todo riso
e em toda lágrima,
todo trabalho e toda prece,
todo dia e toda noite!

Que tua bênção cubra de luz
a vida de minha mãe para que,
inundada de ti, ela seja sempre mais
Presença do divino em minha vida. Amém!







A música de fundo é: A paz - sucesso de Zizi Possi

No coração de mãe o amor de Deus faz morada constantemente, é o melhor lugar do mundo. Aproveitemos com toda dedicação carinho entrega e gratidão. EU te amor MAMÃE. Salvelina. Tudo que sou devo a você.

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu