O presente

Por Elisabeth Cavalcante

O presente constitui a única realidade que temos de fato, entretanto, a maioria de nós ignora totalmente esta verdade e vive o tempo todo preso ao passado ou pensando no futuro e no que ele poderá trazer. Esta é a principal característica da mente, e se pararmos por alguns instantes para observar a cadeia de pensamentos que acontece o tempo todo em nós, constataremos que eles raramente se atêm a algum acontecimento do momento.

Viver preso ao passado, especialmente às experiências que nos trouxeram algum sofrimento, é o principal obstáculo para que possamos usufruir da vida em toda a sua plenitude.Precisamos aprender a valorizar cada pequena ação que realizamos a cada dia, pois elas são parte importante na construção de uma nova realidade. Quanto mais estivermos dispostos a expressar no mundo nossa luz e nossas melhores qualidades, maiores serão as chances de que o futuro seja glorioso para todos, sem exceção.Nem sempre conseguiremos dar conta desta tarefa, certamente falharemos algumas vezes, mas isto não deve nos tirar o ânimo, nem fazer com que cultivemos o sentimento de culpa ou de fracasso.

A jornada de cada um é a de todos, e quanto maio for o número daqueles dispostos a estender a mão aos que hesitam durante a caminhada, mais se fortalecerá a coragem e o ânimo geral.Enquanto não conseguirmos aceitar plenamente que o futuro de cada indivíduo está irremediavelmente ligado ao de todos os outros e do próprio planeta em que vivemos, será impossível para nós aceitar o momento presente como extremamente precioso, onde todas as chances nos são oferecidas para mudar não apenas nossa própria história como a de toda a humanidade." ...Você pode voltar-se para trás e você descobrirá que tudo o que aconteceu na existência até agora, aconteceu para você acontecer.

De outro modo você não aconteceria.Vocês são tão interconectados, vocês são apenas uma pequena parte de uma grande cadeia infinita. Tudo o que há, está envolvido em vocêVocê é o ápice, neste momento, de tudo o que precedeu você. Em você todo o passado existe. Mas isto não é tudo - de você virão suas crianças, e as crianças delas e assim por diante.Das suas ações virão as ações resultantes, e das ações resultantes outros resultados, e dos outros resultados outras ações.Você desaparecerá, mas o que quer que você tenha feito continuará, terá reverberações através dos tempos, até o final absoluto.Então, todo o passado está envolvido em você, e todo o futuro também.

Neste momento o passado e o futuro encontram-se em você, infinitamente, em ambas as direções. Você carrega dentro de si a semente do que nascerá no futuro. Até este momento você é totalmente o passado. Então, você é totalmente o futuro também.Este momento é tudo, você é tudo - porque tudo está envolvido em você, o todo está em jogo em você. O todo atravessa você.Dizem que você toca uma folha de grama e você terá tocado todas as estrelas. Porque tudo está envolvido em tudo mais, tudo está dentro de tudo mais. Por isso, a compaixão budista para com tudo e a gratidão por tudo e o respeito por tudo - porque tudo está envolvido em cada outro".

Elizaeth Cavalcanti é Taróloga, Astróloga,Consultora de I Ching e Terapeuta Floral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu