Convite a todos os Caminheiros

Por Rosane Caminheira

Há poucos dias, um pastor e seus asseclas fundamentalistas foram presos por invadir um terreiro de Umbanda, no Rio de Janeiro, destruir imagens e tentar agredir os umbandistas.O Ministério Público Federal também se move na direção de fazer cumprir a Constituição Brasileira. Os delegados de polícia começam a registrar as ocorrências e buscar os responsáveis pela violência contra os terreiros de Umbanda e Candomblé.

A ira dos neopentecostais cresce em dimensão bem maior. Não podemos esquecer que, semanas atrás, um deles enviou carta ao Blog dos Caminheiros e nos agrediu. Em resposta, apelamos a todos os irmãos que elevassem preces a Olorum e aos Orixás para que ele, como todos os demais, fossem iluminados e, como nós, se empenhassem na construção de uma cultura de paz, na qual cabem todos os credos, cultos e religiões.Se não fomos ouvidos plenamente, Olorum e a espiritualidade dão provas da sua benevolência com todos nós.

Eis que, a nossa irmã Creusa, ao navegar na internet, encontrou um texto maravilhoso de um evangélico, que se identifica como Mineirinho, condenando a ação dos neopentecostais e sugerindo que se dê "Um chute no fundamentalismo religioso".

Mais adiante temos um texto da mestre em antropologia social da Universidade Federal de Santa Catarina, Janayna de Alencar Lui, em que analisa os rumos da intolerância religiosa no país patrocinada pelos evangélicos e direcionada contra as religiões de matriz africana.Convido todos os irmãos a lerem atentamente os dois textos, postados abaixo deste, para que possam melhor entender e ampliar o acúmulo de argumentos contra aqueles inconformados com a solidez da nossa fé e a profundidade das raízes que reforçam a nossa opção pela prática da Umbanda ou do Candomblé.
Leiam e enviem seus comentários!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu