Mulheres defendem as religões afro e o Capibaribe

Quinta-feira (12) as águas do Capibaribe serão palco de uma ação em defesa do rio, da natureza e da afirmação das religiões de matriz africana. A programação começa às 9h, com a saída do Marco Zero, no Recife, das excursões pedagógicas com 53 integrantes da Rede das Mulheres de Terreiro de Pernambuco. O trajeto será repetido às 14h30.

A iniciativa tem como objetivo promover o encontro das Mulheres de Terreiro com as águas doces que cortam as cidades de Recife e Olinda e saldar coletivamente a Orixá Oxum, rainha da beleza, da fertilidade e da riqueza; a Orixá Nanã, avó de todos os Orixás, senhora das águas profundas e manguezais; Iyabá ancestral, guardiã do segredo da criação do homem e da própria essência da vida, representando a memória transcendental do ser humano e seus antepassados.

A ação também será um momento de capacitação ambiental para manifestar o respeito pelas águas doces e selar o compromisso das Mulheres de Terreiro com a preservação dos rios de Pernambuco. As Orixás serão reverenciadas com cânticos e presentes biodegradáveis.

Da Redação do pe360graus.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu